x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.459

Recolhimento INSS 13º Salário

Cleiton Neves

Cleiton Neves

Bronze DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 09:05

No mês de 04/2013, um funcionário solicitou que fosse antecipado todo seu 13º salário. E a empresa pagou. Minhas dúvidas são:

- Já tenho que recolher o INSS do 13º salário desse funcionário, ou posso deixar pra recolher em dezembro junto com os outros funcionários;
- Se tiver que recolher agora a GFIP é na competência 13.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 09:11

Cleiton, no meu entendimento o que foi feito foi um "Adiantamento" de 13º Salario, portanto não há necessidade de recolhimento de INSS, podendo ser feito em Dezembro, somente deveria ver como o sistema vai trabalhar esta informação para não dar problema futuramente.

Rinaldo Ponhozi

Rinaldo Ponhozi

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 10:10

Exatamente, é um adiantamento do 13° salário, e no final do ano (até 20 de dezembro) você faz os cálculos usando o líquido pago como adiantamento, e caso tiver diferença salarial (quaisquer motivos)você paga a diferença como quitação, ou zero se for o caso.

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:41

Boa tarde Nilton Dias Lima,

Aqui o sistema esta recolhendo o adiantamento de 13º Salario. Verifique se existe algum campo no sistema para provisões futuras!

Sds...

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 15:05

Cleiton, da uma olhada qual foi o "provento" utilizado, provavelmente foi usado o de "13º Salario", sendo que o correto seria o de "Adiantamento de 13º", devendo ser aplicado o mesmo procedimento da 1º parcela do 13º Salário pago em novembro.

Como não conheço o sistema que você esta usando fica difícil passar um "passo a passo". Qualquer coisa entre em contrato com o Fornecedor do Sistema para ver como proceder no sistema.

Andréia Lenzi Marassi

Andréia Lenzi Marassi

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 16:44

Boa tarde... Estou com uma grande dúvida:
Estou fazendo a contabilidade de uma empresa que pagou antecipadamente o 13º integral de funcionários horistas ao longo do ano, pagamento este que aconteceu no mês de aniversário dos mesmos..
No encerramento as contas não fecham, pois teve funcionário que recebeu integral em janeiro, e em março foi demitido, e teve funcionário que recebeu integral em abril e suas horas de trabalho diminuíram ao longo do ano e seu saldo a receber de 13º acabou ficando negativo (ou seja, ele recebeu mais do que realmente teria direito).
Acontece que, no ato do pagamento do 13º desses funcionáios, foi descontado o INSS e os valores provisionados deveriam ser gerados junto as demais referente à 13º salário, e isso não aconteceu, deixando a empresa com saldo credor na conta INSS a recolher e saldo devedor na conta 13º salário adiantamento.
Como devo contabilizar isso???
Quais as contas devo utilizar para encerrar esses valores, ou deve ficar em aberto, uma vez que a empresa realmente pagou a mais para o funcionário e não recolheu o inss devido???
Agradeço desde já,
Andréia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade