x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 13.656

Adiantamento Salarial

Priscila Silva Santos

Priscila Silva Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:48

Boa tarde caros colega. Estou com uma duvida uma empresa paga o salario dia 05 e 20, um func. recebeu dia 20/03 o adiantamento 600. Dia 05/04 recebeu o sal. Dia 08/04 foi afastado por doença por 30 dias, dia 20/04 recebeu o adiantamento no valor de 460 referente a 21 dias do mes 05, dia 23 me entregou o afastamento do inss mais 30 dias, dia 05/05 recebeu os 07+15 do atestado e descontando os 600 que foi adiantado no dia 20/03. O func. Esta alegando que tem quer descontar os 460 . Nao os 600 eu entendo que o adiantamento e sobre o mes que ainda vai trabalhar. E so desconta no mes subsequente ao mes que recebeu o adiantamento estou correta?

ATENCIOSAMENTE;
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 22:09

Boa noite Priscila Silva

O adiantamento do dia 20/03 R$600,00 e dia 05/04 o pagamento referente a março.

Em 08/04 se afastou recebeu indevidamente o adiantamento em 20/04 R$460,00 está correto o funcionário.

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
ROGER ZACARIN CALDERARO

Roger Zacarin Calderaro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 23:30

Priscila Silva Santos. A indagação do funcionário tem fundamento pelo o entendimento que a folha de pagamento de comp. 03/2013 Foi composta do adiantamento de salário (20/03/2013) e pagamento de salário (08/04/2013). "Obs. o quinto dia útil foi em 07/04/2013, podendo acarretar uma multa de um salário normativo, mediante ao atraso de verbas trabalhistas", voltando ao raciocínio esse período se encerrou. Já a FPA de comp. 04/2013 será composta de 7 dias de salário + 15 dias a cargo da empresa de Auxilio Doença, totalizando que o mesmo ficara "ativo" na empresa até dia 22 de abril, sendo assim tem direito ao Adiantamento de Salário normalmente, porém caso foi repassado um valor a menor, o mesmo será descontado no pagamento da folha de pagamento. Caso o valor adiantado seja superior ao saldo de salário, o mesmo deve ser compensado mediante ao evento "Estouro do Mês" em uma data futura. Maiores dúvidas estou a disposição.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender e ninguém é tão pequeno que não possa ensinar" (Esopo) https://www.zccontabil.com.br
Priscila Silva Santos

Priscila Silva Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 09:08

Bom dia Roger o pagamento foi efetuado dia 05,
eu to na duvida de o seguinte o adiantamento do dia 20/03 é referente ao salario de abril, mais o salario de abril só e pago em maio? ou nao o adiantamento do dia 20/03 é referente ao que ele vai receber em abril que seria o salario trabalhado em março?
Pq ele recebeu um adiantamento indevido de R$ 460,00, pois ira ficar afastado mais um Mês, no pagamento do afastamento que foi os 08 dias de abril mais 15 de atestado eu descontei o adiantamento de R$ 600,00 efetuado em 20/03.

ATENCIOSAMENTE;
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 09:29

Bom dia Priscila

O desconto de adiantamento salarial em 20/03 é referente a folha de pagamento de março efetivado em 05/04/2013

Em 08/04 houve afastamento, mais o empregado recebeu VT,VR referente ao mês de abril e a Empresa concedeu adiantamento salarial no final do mês com os descontos devidos o salário do empregado ficou devedor

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
ROGER ZACARIN CALDERARO

Roger Zacarin Calderaro

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 10:00

Bom dia Priscila,

Como a colega Anya explicou a folha de pagamento é composta de 2 partes os adiantamento que você recebe no mês de competência mesmo, normalmente dia 20 e o saldo de salário normalmente no 5º dia útil posterior. Sendo que no seu caso a Folha de Pagamento ref. a 03/2013 foi composta de Adiantamento de Salário no dia 20/03/2013 e Saldo de Salário no dia 05/04/2013. Esse saldo de salário nada mais é do que o Salário Normal ou proporcional (+) Benefícios (-) os descontos cabíveis por lei e o Adiantamento de Salário já antecipado.

Já na Folha de Pagamento ref. a 04/2013 se ele recebeu o Adiantamento de Salário no dia 20/04/2013 e no fechamento normal da Folha de Pagamento do dia 05/05/2013 o Saldo de Salário (-) o Desconto do Adiantamento de Salário, deixou o funcionário com um saldo negativo o mesmo deve ser compensado mediante ao evento "Estouro do Mês" em uma data futura.

Maiores dúvidas estou a disposição.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender e ninguém é tão pequeno que não possa ensinar" (Esopo) https://www.zccontabil.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade