x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.019

Cobrança de Contribuição Patronal é legal ?

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2007 | 16:47

14/11/2007

Boa tarde,

um sacolão de verduras recebeu uma cobrança sindical (CIVIS Assessoria Sindical), verificando a convenção coletiva dos empregados do comércio tem a cláusa 13 conforme abaixo:

13- CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL e CONFEDERATIVA PATRONAL: Os integrantes das categorias econômicas do comércio varejista quer sejam das micros, pequenas e grandes empresas, associadas ou não, deverão recolher ao sindicato representativo da respectiva categoria econômica, uma Contribuição Assistencial e Confederativa, ou outra que venha a ser instituída, até o valor máximo, conforme a seguinte tabela:

A cobrança é no valor de R$ 220,00 sendo que já é recolhido mensalmente a Contribuição Sindical dos empregados mensalmente.

Pergunto a empresa é obrigada a recolher este valor ref. a parte Patronal ?

Marcos Martins Júnior

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2007 | 17:17

Existe uma briga entre as entidades sobre a contribuição sindical patronal. Inclusive na LC 123/2006 (Simples Nacional) tinha uma cláusula de desobrigava as ME a pagar a contribuição, mas a LC 127/2007 revogou o Artigo.

Existe a lei que manda pagar, mas aqui na minha cidade 100% da empresas não pagam.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
vagda campos silva

Vagda Campos Silva

Bronze DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 17 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 17:04

Boa tarde Wilson,

Aqui na contabilidade onde trabalho nao pagam tambem...
Mas recebi uma carta do ministerio do trabalho solicitando as contribuiçoes patronais de 2006 e 2007... E como eu nunca fiz esta guia estou com essa duvida paga-se na GRSU igual a sindical dos empregados ou tem uma guia especifica?????

Desde já agradeço.

***Vágda Campos Silva***

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade