x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 28.082

Data correta do pedido de demissão

Gislaine Simões

Gislaine Simões

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 14:11

Boa tarde!
Prezados, preciso da ajude de vocês para a seguinte dúvida: o funcionário trabalhou até o dia 08/05/2013 e só apareceu na empresa para pedir demissão no dia 15/05/2013. No pedido de demissão ele informou o último dia trabalhado (08/05). A dúvida é qual será a data que devo considerar para o desligamento do funcionário. Se considerar dia 08/05, posso ter problemas de prazo de pagamento das verbas rescisórias e se considerar dia 15 e lançar os dias como faltas, posso ter problemas com a questão do cálculo de férias. Qual data considerar? Eu acho que seria correto considerar 15/05, mas o dono da empresa acha que devo considerar 08/05. Por favor, alguém já passou por essa situação? Obrigada.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 14:17

Boa tarde Gislaine,

Teoricamente "deveria" ser dia 15/05, o dia que de fato ele compareceu e solicitou a demissão, descontando os dias como falta na rescisão.

Porém, se a Empresa aceitou o pedido de demissão como data de 08/05, e esse empregado ainda ficou com uma via desse pedido não vejo saída.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Gislaine Simões

Gislaine Simões

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 14:23

Boa tarde, Vânia e obrigada pela resposta.
Ele datou o pedido como 15/05 e assinou, mas no corpo de pedido de demissão o funcionário declarou que seu último dia trabalhado foi 08/05.
Entendo que deveria lançar como 15/05, mas estou divergindo com o dono da empresa, rsrsrs.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 14:34

Gislaine veja bem...

Você tem que observar o teor do texto do pedido de demissão.

Exemplos:

Venho através desta solicitar minha demissão a partir desta data (data que fez a carta 15/05), declaro que meu ultimo dia de trabalho foi 08/05.

Ou...

Venho através desta solicitar minha demissão, sendo que meu último dia de trabalho foi 08/05.

Att,

Vânia Zaniratto

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 15:17

Mas datou a carta com data de 15/05 correto?

Eu consideraria como último dia 15/05, data em que ele compareceu e fez a carta. Para evitar problemas, desconte na rescisão do dia 08 ao dia 14 (7 faltas).

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade