Carolina Marins
Iniciante DIVISÃO 1 , AnalistaBoa tarde, pessoal. Estou com dúvidas em relação à contribuição ao INSS. Sou mulher, 25 anos, contribui apenas 8 meses pela empresa com salário superior ao salário mínimo.
Estou quase 1 ano sem contribuir e quero retornar com autônomo já que estou desempregada. É mais vantajoso contribuir com 11% ou 20% por conta da aposentadoria por tempo de contribuição?
Qual seria exatamente os prazos de carência vigentes para aposentadoria? Por exemplo: aposentadoria por tempo de contribuição: x anos de contribuição e y anos de idade / aposentadoria por idade: x anos de contribuição e y anos de idade.
Posso pagar por esse tempo de quase 1 ano que fiquei sem contribuir? Ainda não me manifestei ao INSS quanto a isso. Ou seja, posso pagar retroativo pelo tempo não contribuído?
Entendo que se eu optar pela regra de 11%, por conta da pouca idade, não teria "obrigação" de contribuir agora, podendo deixar para daqui a algum tempo quando estiver empregada. Está correto este raciocínio?
Lembrando que meu salário era muito superior ao salário mínimo e a pretensão de salário futuro também. A regra dos 11% diminuirá o salário de aposentadoria, certo?
Estou cheia de dúvidas. Qual seria a melhor opção para meu caso?