Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 615

Jaqueline Barbosa

Jaqueline Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 08:38

Bom dia Pessoal.

Ontem tivemos reunião com alguns funcionarios que solicitaram aumento de salario pois segundo eles receberam a informação que a empresa tinha condição de dar aumento para todos. Quando o patrão disse que isso não seria possivel disseram que iam cruzar os braços, isso tudo foi ontem e hoje 16 deles não entraram para trabalhar.
O que a empresa pode fazer? Somos de pequeno porte e prestamos serviço dentro de uma multinacional.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 00:15

Jaqueline, se o empregador cumpre com que determina a Lei e a CCT do Sindicato, os empregados estão exorbitando e por isso podem ser punidos,até mesmo receber uma justa causa.

O caminho correto que eles deveriam tomar seria chamar o Sindicato para intermediar uma negociação, descumprir o contrato apenas atrairá a dispensa mais que motivada.

Cruzar os braços alegando que a empresa pode (porque ouviram dizer, desconfiam, de que a empresa pode pagar mais do que determina a Lei e o SIndicato) é praticamente pedir para ser mandado embora.

Este empregador deve desde já aplicar suspensão a todos os que se recusam a cumprir o contrato de trabalho, e insistindo eles nesta postura, só restará a demissão. Sem dúvida.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 08:19

Completando o que a amiga Kennya disse, o fato de a empresa ter condições de pagar mais não significa que ela deva pagar mais, não funciona assim.
Eles podem até lutar por um beneficio ou um aumento salarial mais parar de trabalhar sem um motivo JUSTO não pode fazer, convoque o sindicato o mais breve possivel, encontre o foco desta parada e faça jus ao cargo que exerce e seja literalmente o carrasco.
Infelizmente temos que tomar estas providencias quando é uma questão grave como esta e alguem tem que pagar por esta paralisação sem motivo aparente para servir de exemplo aos demais, uma vez ocorreu uma situação parecida, porem envolvendo apenas um setor da fabrica, e nos reunimos com o sindicato e na reunião foi ressaltado para achar o problema (o funcionario problema, ou o que mais gera esta situação para a empresa) e dispensa-lo, não justamente, mais pagando todos os direitos dele, e assim foi feito, sacrificamos um para os demais terem como exemplo porem sacrificamos a laranja mais "estragada" digamos assim.
Ressaltando que depende da função do colaborador as vezes é melhor um acordo, em algumas outras funções o colaborador é apenas numero e pode ser substituido sem nenhum problema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade