x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 885

Claudirene Souza de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 18 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 17:55

Tenho que esclarecer com uma base legal, o fato de que : Quando uma empresa paga adcional noturno sem variaveis, sendo todos os meses, para um funcionario, este enquadra como salário e não calcula media para 13º, mas não encontro, voces podem me ajudar nesse esclarecimento? Se tem em alguma legislação, instituição, etc. algo que eu possa comprovar essa ipótese. ( lembrando q a empresa é uma lanchonete). desde já agradeço.

Ismael de Toledo Pereira

Ismael de Toledo Pereira

Bronze DIVISÃO 5 , Auditor(a)
há 18 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 18:01

Claudirene vc deve pagar o adicional para o funcionário

HORAS EXTRAS E NOTURNAS

As horas extras integram o 13º salário, conforme se depreende do Enunciado TST nº 45:

"A remuneração do serviço suplementar, habitualmente prestado, integra o cálculo da gratificação natalina, prevista na Lei nº 4.090, de 1962."

O adicional noturno também integra o 13º salário por força do Enunciado I da Súmula TST nº 60:

"O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos."

Quando o empregado realizar números variados de horas noturnas ou extras durante o ano, o empregador deverá fazer a média das horas, o qual serve tanto para horas extras quanto para horas noturnas.

Quando o empregado realizar um determinado número de horas extras ou horas noturnas, sem haver variação, não precisará fazer a média, apenas deverá incluir-se os valores.

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 18:02

Olá

Se a empresa paga mensalmente o adicional noturno durante todo o ano, não haverá média do período, e sim acrescentá-lo (salário+ ad.noturno) e pagar a 1ª parcela 13º salário.

At

cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 18 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 18:34

Prezados Senhores,

Minha duvida ainda continua, qual o valor deverá ser acrescentado a titulo de adicional noturno cito exemplo

Salario mes R$ 400,00

Adicional Noturno fixo mes R$ 42,00

Como devo fazer o calculo para pagamento das parcelas do decimo terceiro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade