x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.079

seguro desemprego

Marcelly Rodrigues de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2 , Operador(a) Telemarketing
há 12 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 17:00

Boa Tarde,
trabalhei 1 ano e 5 meses em uma empresa e pedi demissão para ir para outra que assinou minha carteira normalmente,mais me mando embora 1 mes e meio depois ,tenho direito a auxilio desemprego,ja q fui mandada embora sem justa causa,e pelo q eu pude pesquisar pode-se unir tempo de uma ou mais empresas,estou com essa duvida terrível,aguardo a resposta o mais rapido possivel .desde de ja grata .

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 7 junho 2013 | 21:17

Boa noite,

Marcelly,

Você pode juntar o periodo anterior, desde que não tenha ocorrido falha de 15 dias dentro de um mês, isto porque o seguro desemprego considera um mês completo o periodo trabalhado de 15 dias dentro do mes, por exemplo

Empresa 01-------------- 1 e 5 meses demissão em 18/06/2013

Empresa 02 admissão em 01/07/2013
Demissão em 15/07/2013------------------ Terá direito ao seguro, isto porque o seguro desemprego considera o último vinculo trabalhista.

Agora por exemplo:

Empresa 02 admissão em 18/07/2013 demissão em 10/08/2013 neste caso não terá, isto porque você tera:

junho ok mais de 15 dias
julho não trabalhou 15 dias, então não terá últimos 6 meses continuo.

No seu caso se você registrou imediatamente na nova empresa, solicite que a última lhe forneça o formulário do seguro desemprego para que você possa dar entrada, que se admitida imediatamente e dispensada sem justa causa, você terá direito ao seguro desemprego.

Considera o que ocorreu no último vinculo, que terá que ser dispensa sem justa causa.

Outras informações leia:

http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego-formal-2.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7998.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8900.htm

saudações,

Tiago de Lannes

há 12 anos Sábado | 8 junho 2013 | 08:23

Ok,mais tenho uma amigah q o caso é parecido mais é mais complicado,ela ficou 9 meses em uma empresa ,arrumou outro emprego ficou trabalhando em duas empresas,ai ficou muito cansada pelo ritimo de trabalho,pediu demissão na primeira empresa a q tinha 9 meses no dia 3/05/2013 e ficou na nova que a mandou embora sem justa causa no dia 08/05/2013 ela tem direito ao auxilio,pois quando ela foi mandada embora da segunda a primeira ja tinha dado baixa na carteira?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 8 junho 2013 | 18:39

Boa noite,

Sim, Marcelly porque a baixa do pedido de demissão foi em 03/05/2013 anterior a dispensa sem justa causa do dia 08/05/2013, então terá sim direito ao seguro.

Saudações

Tiago de Lannes

há 12 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 19:21

Boa Noite,dando continuidade no assunto,a empresa que me mandou embora me deu a via verde e a via marrom para o requerimento (preenchido)
e ela preencheu tudo com o tempo só dessas empresa ,então tem um campo assim * meses trabalhados nos ultimos 36 meses a empresa preencheu 01 como se eu tivesse nesse tempo todo trabalhado somente 1 meses

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade