x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.064

13º foi antecipado e agora surgiu novo funcionario

JOSE ELCIO MACHADO

Jose Elcio Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2007 | 18:55

Boa tarde, tenho uma empresa que o 13º foi antecipado no mes de agosto e agora surgiu novo funcionario, este novo funcionario foi admitido em 04/11 devo pagar a 1ª parcela pra ele e fazer um folha exclusiva de adiantamento pare este funcionario ou posso pagar o total do 13º para ele no dia 20/12 juntamente com os outros

Elcio

O cérebro é um orgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao escritório. José Liberado
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2007 | 09:59

Bom dia José.

Nesse caso, podemos pagar pelo total do 13º no dia 20/12 sem problmas. No entanto, se o salario do funcionário for relevante e justificar o trabalho de fazer uma folha exclusiva, não resta dúvida que o melhor para o empregado é pagar a 1º parcela agora em novembro.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Filomena

Filomena

Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2007 | 10:25

Bom dia!!

Jose Elcio, eu particularmente sempre adotei o procedimento conforme a legislaçao, independente de 1 , 2 ou 3 funcionarios.
Paga-se a primeira parcela em novembro e a 2. em dez.

--------------------/---------------/--------------------------
Dispõe sobre o pagamento da gratificação prevista na Lei 4.090, de 13.7.62 (13º salário).

Art. 2º - Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano o empregador pagará, como adiantamento da gratificação referida no artigo precedente, de uma só vez, metade do salário recebido pelo respectivo empregado no mês anterior.

Consulte sempre a Convençao Coletiva.
JOSE ELCIO MACHADO

Jose Elcio Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2007 | 11:58

Filomena estou em um impasse a empresa me pediu pra ver qual seria o procedimento pára eu tomar neste caso mas sempre ficamos em duvida, e quanto ao salario do funcionario como pediu o amigo Jose Luiz e um salario pequeno de 455,00 na verdade o 13º completo daria 75,84 e 1ª parcela seria de 37,92 entao eu fiquei com essa duvida mas obrigado aos 2 eu vou falar com o empresario e ver o que ele falar eu vou acatar afinal eu expus a ele os dados que precisava.

Muito obrigado

O cérebro é um orgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao escritório. José Liberado
MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 09:40

Jose Elcio, acho que voce deve sim fazer o adiantamento independente do valor, no paragrafo 2o. que a filomena citou ésta claro que deverá sim haver o adiantamento entre os meses de fevereiro e novembro, assim evitaria problemas futuros de fiscalizaçaõ, eu particularmente nunca fiz pagamento integral de 13o. na segunda parcela e sim adiantamento primeiro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade