x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 1.252

ELIANA DE OLIVEIRA

Eliana de Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 17 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2007 | 18:36

obrigada pelas respostas caros colegas....porém

veja se eu entendi como a empresa somente tem uma funcionaria(a que esta gravida) o sal mat.pago será descontado na guia de inss(como sal.familia) mas neste caso a empresa será reembolsada .a mesma e optante do simples o inss e de r$ 59,67..salario 780,00..o inss reembolsara r$ 720,33.
mas se a empresa (nao e o caso do ex. acima) ter uma guia de inss no valor de r$ 1.300,00 eu descontaria o saalrio pago de maternidade ) e nao haveria ressarcimento pela inss correto?
outra duvida...devo comunicar a previdencia seja qual for a forma epreencher o requerimento de salario maternidade? e no caso de ressarcimento, eles devolvem o valor pago ja que a empresa fica com credito.como e devolvido? haaaaaa muitas duvidas

JOSE ELCIO MACHADO

Jose Elcio Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2007 | 19:27

Eliana, aconteceu uma caso parecido com uma contador amigo meu e ele fez o seguinte:

Ele mandou a empregada dar entrada direto no INSS, ai informa o afastamento dela e na sefip faz informação do afastamento não devendo nada ao INSS e assim por consequencia nao tem nada a restituir/reembolsar.

mas para isso precisa de um requerimento que devem ser pegos no INSS tente neste endereço e assim veja tambem como proceder quanto ao certo.

menta2.dataprev.gov.br

Elcio

O cérebro é um orgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao escritório. José Liberado
MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 09:22

Bom Dia José Elcio

Nao entendi, a empregada deu entrada direto no inss e recebeu pelo inss, aí tem jeito de fazer assim?, aqui temos de informar na sefip e a empresa paga o salario mensal da empregada ate terminar o prazo da licenca, depois a empresa vai compensando mensalmente na guia da empresa o valor pago, ou restitui, mas pode demorar ate 5 anos.

MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

há 17 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 09:30

Bom dia Eliana.

é isso mesmo, a empresa paga todos os salarios dos 120 dias de licenca, depois a empresa ou compensa ou pede restituicao dos valores pagos, aqui esta demorando ate 5 anos para restituicao, mas estamos pedindo assim mesmo, porque como voce disse, se a empresa e optante do simples nacional vai demorar uma eternidade para compensar estes valores, mas se nao for optante pode compensar, inclusive de uma vez só se a gps for de valor alto, e cuidado para nao esquecer de informar corretamente na sefip a data de afastamento da funcionaria e guarde os documentos como atestados para uma possivel futura fiscalização.

espero ter ajudado, um abraço.

MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

há 17 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 09:44

Bom dia Wilson.

E olha que somos vizinhos hein, o que dei entrada ja tem mais de 6 meses, agora nao é feito mais aqui, vai para uberlandia ou belo horizonte, aí entra no esquecimento.

Talvez da proxima vou até aí dar entrada.

MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

há 17 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 09:54

Pode continuar fazendo em Paracatu então, aqui nao faz mais, pelo menos por enquanto, pode ser que mude de novo, a verdade e que o pessoal do inss nao esta querendo trabalhar junto com a receita federal, estão de toda forma querendo voltar para o predio do inss, teve ate uma greve justamente para resolver isto, nao sei o que deu.

JOSE ELCIO MACHADO

Jose Elcio Machado

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 10:06

Mauricio eu tambem faço assim compenso, mas o meu colega e que fez isso pois a empresa teria de ficar compensando vairos meses e neste tempo seria entao mais prudente pedir a restituição, ou no caso a empregada dar entrada por si

Elcio

O cérebro é um orgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao escritório. José Liberado
MAURICIO ANDRE DA SILVA

Mauricio Andre da Silva

há 17 anos Sexta-Feira | 23 novembro 2007 | 13:25

então Flavia um absurdo mesmo, além da empresa ter de pagar agora para o empregado, o inss fica travando a restituicao ainda, no meu caso o funcionario do inss nem queria receber os documentos, alegando que ia demorar muito, estamos entrando com uma reclamação contra isto, não tem lógica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade