x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 817

Dúvidas sobre direitos trabalhistas

danielle freitas

Danielle Freitas

Iniciante DIVISÃO 2 , Secretária
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 15:33

Boa tarde,

Gostaria de tirar umas dúvidas sobre meus direitos dentro da empresa em que sou funcionária.
Aqui a empresa desconta o ticket do funcionário quando falta, mesmo com atestado médico. E da última vez que eu faltei, trouxe só um atestado de comparecimento no Posto de Sáude, porque fui mordida por um cachorro na coxa, estava morrendo de dor e tive que tomar uma anti-rábica e o reforço da anti-tetânica. Mesmo assim, fui descontada nesse dia, pois a única coisa que tinha em mãos era o atestado de comparecimento e as doses das vacinas. A empresa pode me descontar mesmo?
Outra dúvida é quanto ao tempo em que fico depois do meu horário na emrpesa. Aqui eles não dão hora extra e às vezes me pedem pra ficar até um pouco depois do meu horário. Eu posso reinvindicar isso?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 15:41

Daniele,declaração de comparecimento somente serviria para justificar as horas de ausência ao trabalho, e mesmo assim não está o emrpegador obrigado a abonar essas horas, e de modo nenhum serviria para abonar o dia de ausência ao serviço.

O auxilio ou vale refeição é concedido em função do trabalho, logo, se o empregado não comparece ao serviço por qualquer motivo, não faz jús a este dia de auxílio, o que é legalmente descontável ou a ser compensado no mês seguinte.

Aproveito para relembrar que este fórum tem por objetivo a troca e ajuda mútua entre profissionais da área contábil a cerca de temas de trabalho, não devendo, por várias razões, prestar consultoria em questões particulares.

Para isso sugerimos sempre que o trabalhador deve buscar seu Sindicato no intuito de dirimir dúvidas ou em caso de necessitar de ajuda ou orientação, seu Sindicato está mais que habilitado a fazê-lo diante do fato de poder haver direitos, vantagens e obrigações estabelecidos pelo próprio Sindicato.

Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade