Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 584

SALÁRIO-FAMÍLIA Pagar ou não Pagar, Eis a questão.

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 16:24

Boa Tarde Galera do Bem!

Com a exigência da Previdência Social na apresentação da declaração escolar de maiores de 7 anos, para pagamento de salário-família, caso um funcionário que não venha apresentar a declaração escolar nos meses de março e novembro de cada ano, posso suspender automaticamente o recebimento desta verba?

Como vocês tem procedido em casos como este?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 16:41

Boa tarde Fernando,

Apesar da necessidade da apresentação dos documentos, estando explicito o texto no site da Previdência Social: sob pena de suspensão do benefício, acredito que poucos seguem a risca.

Talvez esse controle exista nas grandes Empresas, onde existe um departamento especifico para isso, mas veja como exemplo um escritório contábil, que cuida de diversas empresas, dificilmente tem esse controle, nem tão pouco o empresário.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 16:55

Vania,

Eu estou organizando um calendário de obrigações anuais e entre elas quero estabelecer um controle rigoroso sobre essas declarações.

A minha preocupação é: se eu continuar pagando esta verba ao funcionário sem ter essas declarações obrigatórias atualizadas, a fiscalização do INSS terá todo o direito de multar os meus clientes. Porque afinal de contas, o pagamento do salário-família é apenas repassado pela empresa dentro das exigências da previdência, e uma destas exigências é a declaração escolar.

Eu gostaria de saber, independente de ser escritório ou empresa, a obrigação é para todos, vocês tem cumprido isso, sim ou não?

Quais são as implicações para quem descumpri-las?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 17:22

Fernando,

Volto a dizer:

Apesar da necessidade da apresentação dos documentos, estando explicito o texto no site da Previdência Social: sob pena de suspensão do benefício, acredito que poucos seguem a risca.

Com certeza, numa possível fiscalização do INSS, isso seja solicitado e a Empresa seja autuada pela falta. Inclusive o próprio funcionário está sujeito a penalidades, veja no final do formulário: clique aqui.

Consulte também a PORTARIA MPAS Nº 3.040, DE 15/07/82.

Att,

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade