x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.674

Características Físicas

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 16:13

Galera do Bem!

Uma pergunta que faz tempo que tento compartilhar com vocês, mas na hora H, acabo me esquecendo.

Hoje me lembrei e quero aproveitar que o dia está mais tranquilo e colocar esta questão para todos opinarem.

Quando estamos registrando um funcionário em um livro ou ficha, no campo onde devem ser anotados as características físicas do contratado, quanto o assunto é cor, a ideia básica é a identificação da cor da pele.

Podendo variar de negro, branco, amarelo (japoneses) e vermelho (índios).

A minha pergunta é a seguinte, em se tratando da cor da pela no quesito características físicas, no caso as pessoas de pele branca, o mais correto é indicar "Branco" ou "Caucasiano", visto que na verdade ninguém tem a pele branca, de fato?

RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 16:34

Fernando, as opções que o CAGED a RAIS dão, são limitadas a 1- indígena 2-branca 4-preta 6-amarela 8-parda 9- Não informado.

Essas informações são apenas para efeito de pesquisa do governo.
Segundo o IBGE, a pessoa é oque ela diz ser. srsrsr

Então eu olho a foto do indivíduo, verifico no olhômetro o que é mais aproximado as opções acima e coloco! srsrsr

Att,

Raone Souza

há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 16:39

Galera é porque eu já vi em livros de registros, as pessoas registrarem os funcionários, com o termo "caucasiano" para as pessoas "brancas".

Se bem que na minha opinião, o termo "caucasiano" é o mais correto.

Porque me lembro muito bem quando fui tirar minha cédula de identidade, a cutis, ou seja a pele foi informada a Secretaria do Governo, como Pele Caucasiana.

Alguém já passou por algo semelhante?

Sabrina Silva Lopes de Souza

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 16:54

Boa tarde Fernando,
Nunca passei por essa situação, mas pesquisei e o termo caucasiano refere-se a pessoas de ascendência, principalmente, européia, pois eles tem pele clara. Portanto, acredito que seja melhor você colocar raça branca mesmo.

Atte.

há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 17:09

Sabrina, então eu sou descendente de europeu e ninguém me avisou? Que barbaridade, quero meus direitos de cidadania européia, já. Rssss

Porque colocaram no preenchimento do meu requerimento de cédula de identidade que eu tinha a pele caucasiana.

Nunca me esqueci disso.

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 17:16

Pois é Fernando, rsrsrs... Realmente era um costume para identificar pessoas de pele clara, mas o termo está relacionado a habitantes de uma antiga região chamada Cáucaso, que eram principalmente europeus, que tinham a pele clara. Então, por vias das dúvidas, use só pessoa "branca"

há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 17:21

Pode deixar sabrina, vou utilizar apenas o termo branco, agora só me resta saber se a minha cidadania é italiana, alemã, francesa, inglesa, porque acabei de descobrir que tenho ascendência européia. E quem disse isso não sou eu, é a Secretaria do Governo. Como o mundo é pequeno e eu que pensava que tinha nascido num finzinho de mundo onde a gente fala: "nóis vai, nóis fui, porrrta, porrrteira", rssssssssss

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade