x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 6.603

CBO x Nomenclatura x Salário

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 11:03

Bom dia amigos!

Recorro aos mais experientes...

Preciso registrar dois funcionários com as seguintes funções:

a) Administrador de empresas
CBO: 2521-05
Salário: 3.000,00

b) Administrador de Recursos Humanos
CBO 2521-05
Salário: 1.500,00

Pergunto:
Mesmo sendo a mesma numeração da CBO, eu posso efetuar o registro sem preocupar-me com a diferença de salário?

Se alguém puder me ajudar fico grato...

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
RAONE SOUZA

Raone Souza

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 14:34

José Bonifácio, a faixa salarial será ditada pela convenção coletiva de acordo com a função. Estando acima do piso da categoria, a empresa pode pagar até 5.000,00 para um pintor por exemplo. Vai muito dos administradores.

Agora, o CBO pode ser outro por exemplo: 1422-05 Gerente de Recursos Humanos que na tabela do CBO do MTE está com "ocupação"

Já o 2521-05 Administrador de Recursos Humanos está classificado como "sinônimo".

Fe for ver a descrição das funções, é bem similar para o CBO.


Att,


Raone Souza
José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 10 julho 2013 | 17:12

Raone Souza,

Boa tarde!

A convenção coletiva não diz nada sobre o piso dessas funções. Segundo o pessoal do Sindicato a empresa pode pagar qualquer valor.

Eu dei a ideia de colocar o número da CBO diferente pra "fugir" da equiparação salarial (no futuro) evitando um problema para a empresa. Mas, infelizmente, não me entenderam.

Orientei que o correto e mais seguro para a empresa seria a elaboração de um plano de cargos e salários (homologado no MTE), onde a empresa ficaria mais segura e amparada. Assim, vamos aguardar.

Valeu pela ajuda amigo!

Forte abraço!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade