x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.976

GFIP de Empresa Individual sem empregado

André

André

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 19:52

Caros amigos,

Tentei obter uma CND previdenciária para uma Empresa Individual e a Receita informou a existência de pendências. A empresa foi aberta em 2011 e nunca apresentou GFIP. Provavelmente é esse o problema, certo?

De qualquer maneira, estou tentando regularizar a questão da GFIP. Há vários dias estou às voltas com o Manual e informações da Internet, especialmente deste fórum - que foram muito úteis. Porém, ainda estou inseguro, por isso gostaria de submeter minhas conclusões às opiniões dos senhores.

A empresa nunca teve empregado, está sujeita ao regime Simples Nacional e somente há pouco tempo as receitas começaram a superar as despesas, mas desde a abertura a empresária fez "aportes" financeiros à empresa e ainda tem feito suas retiradas em caráter de "reembolso".

Minha conclusão é que devemos apresentar somente uma GFIP, "sem movimento", em relação à competência da abertura. Porém, vi várias postagens no sentido de ser necessário apresentar a GFIP "sem movimento" periodicamente. Como essa orientação contraria o teor do manual, fiquei em dúvida...

Outra coisa, as retiradas em caráter de reembolso não caracterizam fatos geradores de contribuições previdenciárias, certo? Porque acho que seria muito injusto.

Por fim, pergunto: quando ela terminar de se reembolsar, passará a ter de apresentar GFIP "normal"? Mesmo que ela já contribua ao INSS como sócia de outra empresa? Penso e espero que a resposta à primeira pergunta seja "não", pois entendemos que ela retire "lucro", não "pró-labore". Vi, porém, que há bastante polêmica sobre isso.

Muito grato por qualquer luz sobre essas questões,
André

André

André

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 09:07

Prezado Silvio,

Obrigado pela pronta resposta e boa vontade. Não consigo obter o relatório pela Internet (não consigo cadastrar senha, acho que pelo fato de a empresa nunca ter apresentado GFIP). Estou pensando em já apresentar uma "sem movimento" em relação à competência da abertura. Se remanescerem restrições, talvez pelo menos libere a senha. Se não liberar, irei ao escritório da Receita. O que você acha?

André

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 09:21

André Luiz Chastalo Rauen, é necessario enviar somente a GFIP sem movimento referente a primeira competência, e também todas as competências 13 de cada ano. Para você cadastra a senha, você precisa agenda uma senha na Receita Federal. Para o cadastramento de senha é necessario procuração.
Observação; As GFIPS são processadas todas Quintas ferias, ou seja, você pode envia-las hoje e sexta feira sendo esta a pedência, estará disponivel a CND.

Agendamento Receita Federal

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 09:26

André Luiz Chastalo Rauen, reforçando a minha resposta, não é possivel cadastrar senha quando a empresa não tem movimento, pois, para cadastrar a senha, é necessario informações que consta na GFIP e se esta não tem dados informados, então não tem como ser criada as perguntas necessarias para cadastrar a senha. Enfim, para sua situação será possivel cadastrar a senha, mas somente nos postos da Receita Federal e com agendamento, conforme Link acima.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade