Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 566

Recolhimento de INSS Autonomo

Josiane Mata

Josiane Mata

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 17:13

Ola!
Precisamos pagar um palestrante, porém ele não quer emitir NF pois ele perderia dinheiro com os impostos.
O valor do serviço é de R$ 1000,00, porém ele disse que se tiver que emitir a NF seria no valor de R$ 1.200,00. O departamento que solicitou o serviço não quer pagar o 200 reais a mais. Porém em outra ocasião uma outra palestrante que não possuía empresa teve o pagamento integral, ela encaminhou um documento comprovando que já tinha o desconto máximo de INSS e nós recolhemos os 20% patronal. Pelo que eu sei em campinas/ SP desconta ISS s/ RPA porém me foi informado que não houve esse recolhimento pois foi emitido um recibo simples para ela, questionei a contadora que sugeriu e ela não me respondeu do que se trata esse recibo.
Voltando ao assunto do palestrante eles querem fazer para ele o mesmo que fizeram com ela, porem acredito que dará no mesmo uma vez que os mesmo 200 reais serão gasto com o INSS, minha duvida é sobre este recibo simples, pode isso, do que se trata? porque foi recolhido INSS patronal então? E qto ao ISS?

FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 17:25

Cara Josiane,

Na parte legal as opções são: RPA ou NF, sendo que RPA vai onerar mais ainda, sob o INSS 11% + 20% sobre o bruto + o ISS que acredito ir de 2% a 5%.
Óbvio que se o mesmo vende palestras deve emitir nota fiscal para quem as compra.
Para esse caso recibo não é legal, é simpelsmente fugir da carga tributária.

Att.
Fabio Reis
Analista de RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: