x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.646

R$ 1.200,00 Salário Mínimo de Doméstica

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 10:16

Bom dia Galera do Bem!

A partir de 26 de agosto entra em vigor o primeiro acordo coletivo do país para empregados domésticos após a promulgação, em abril, da lei que amplia direitos da categoria.

O documento foi assinado entre a Federação dos Empregados e Trabalhadores Domésticos do Estado de São Paulo e o Sedesp (Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado), e reconhecido pela Superintendência Regional do Trabalho.

A convenção será válida em 26 municípios da Grande São Paulo como Barueri, Cotia, Guarulhos e Osasco e exclui cidades como São Bernardo, Santo André e a capital.

Ficou definido que o salário mínimo para o empregado doméstico é de R$ 1.200,00 para aqueles que dormem no emprego.

O que eu queria saber é, se com este acordo coletivo, como fica a situação por enquanto dos empregados que não pertencem a região da Grande São Paulo?

Fica ainda estabelecido o salário mínimo estadual?

Alguém sabe mais informações a respeito?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 10:26

Bom dia Fernando,

Acho que ainda precisamos aguardar os próximos acontecimentos, pois como diz a matéria, trata-se do primeiro acordo coletivo do país para empregados domésticos, portanto virão outros por ai.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 11:01

Então Fernando, é como disse, o melhor é aguardar, a publicação da Convenção inclusive, e ver o que diz. É difícil ter convicções por enquanto.

Se a gente for analisar o que diz:

Para os empregados que não dormem no emprego, como fica o salário mínimo deles?

Tudo indica que permanecerão os pisos salariais já estabelecidos;

E também para os empregados que não fazem parte desta base territorial, o salário mínimo ainda continua sendo o estadual?

Tudo indica que sim, o texto diz: A convenção será válida em 26 municípios, por enquanto.

Att,

Vânia Zaniratto

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 11:48

Sabe o que mais me preocupa Vania?

É que sem grandes mudanças na lei, já é difícil fazer os clientes entenderem certos procedimentos.

Agora com uma mudança dessas, diga-se de passagem que é uma mudança boa e que pra mim considero "radical", vai gerar dúvidas, um monte de dúvidas na cabeça de alguns clientes.

Já estou até prevendo o futuro, serei bombardeado por um monte de perguntas de meus clientes sobre o assunto. Por isso vou ficar ligado aqui no Fórum para absorver as novidades e conhecimentos sobre o assunto.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 13:15

Sei bem como é Fernando rs
Também estou me preparando psicologicamente para isto.
Na verdade já recebi umas ligações sobre o tema hoje rs

Mas enfim, não podemos dar maiores informações sem de fato ver o que estará previsto na tal Convenção.

Vamos ficar atentos e qualquer novidades vamos atualizando por aqui!

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade