x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.669

Correção da Folha de Pagamento Licença Maternidade

Michelle Silva

Michelle Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 16:50

Boa Tarde !

No mês 05 tivemos uma funcionária em um determinado posto de trabalho que saiu em licença maternidade, porém o sistema de folha não leu o afastamento e assim não compensou o salário dela no SEFIP. Gostaria de saber como corrigir isto.

Volto nos meses 05 e 06, refaço a folha e o SEFIP, mas desta forma, minha guia de INSS estará recolhida a maior. Sei que posso compensar este valor, mas gostaria de fazer de forma a deixar a folha batida. Alguém poderia me auxiliar com alguma idéia sobre o caso.

Michelle Silva

Michelle Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 09:54

Minha dúvida é justamente esta: abro a folha dos meses 05 e 06, corrijo, entrego a SEFIP retificadora, mas a minha guia de INSS estará recolhida maior do que o resumo da folha e do SEFIP

E neste mês se eu compensar no campo salário maternidade, minha guia estará a menor.

Tenho que encaminhar estes relatórios para cliente, e tem de estar batido, caso contrário não liberam o pagamento.

Não sei como fazer operacionalmente.

Será que eu poderia lançar neste mês, um evento salário maternidade mÊs anterior por exemplo.

MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 10:08

Michelle,

Uma GFIP sobrepõe a outra, entao vc pode consertar a folha e retransmitir de novo. Obvio, sua GPS vai ser menor e vc já pagou a GPS com o valor maior, entendi bem? Pois bem, se foi isso, só lhe resta na próxima GFIP compensar o valor a maior que foi pago + o salario maternidade. Qto ao cliente, não será lesado em nada, vai ficar elas por elas, pois se ele pagou a maior anteriormente, agora ele irá pagar bem menos.
Não sei se fui clara...mais alguma dúvida?

Mônica.
MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 10:17

Respondendo:Será que eu poderia lançar neste mês, um evento salário maternidade mês anterior por exemplo?

Infelizmente não.
Voce criando um evento na folha, vai resolver apenas o problema com seu cliente, mas essa informação não irá para a GFIP entendeu? a GFIP tem que ficar bem transparente, senao o sistema nao vai entender o oorque de voce ter compensado um valor em dobro...enfim, voce só estará confundindo o meio de campo. É melhor fazer o correto, explicar ao cliente o erro e que ele não será lesado em valores(sistemas falham e pessoas erram).

Mônica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade