x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 13.042

Rpa de aposentado

Oscar

Oscar

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 17:13

Boa Tarde ! Tenho um cliente Prestadora de Serviços, optante do Simples Nacional, que por sua vez tem um prestador de serviço (autônomo) pessoa física, que também já é aposentado, nós prestou serviços... como devo proceder em relação ao desconto de Inss Retido?... desconto 11% mesmo?... pois ele me alega que por ser aposentado não seria esta faixa de desconto?.. alguem poderia me dar uma orientação a respeito?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2013 | 17:34

Boa tarde!

Seja bem vindo Oscar ao fórum contábeis.

Se ele é prestador de serviços, é considerado contribuinte individual, portanto é considerado contribuinte obrigatório da Previdência Social, e ao prestar seus serviços a uma pessoa juridica, esta deve reter 11% de INSS e recolher.

É comum as pessoas acharem que os aposentados não precisam contribuir à Previdência, por já estarem aposentados. Acontece que pelo regime geral da Previdência Social os beneficios são custeados pelos segurados empregados, contribuintes individuais, empresas, governo e empregados domésticos pelo exercicios de suas atividades.

Assim, ele é obrigado a custear o sistema por exercer atividade economica.

Saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade