x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.941

Pagamento de VT e VR

JÉSSICA VIEIRA

Jéssica Vieira

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 20:21

Boa noite!

Gostaria de sanar uma duvida, apos a data da admissão quanto tempo a empresa tem pra efetuar o pagamento de VT e VR a minha empresa informou que são 10 dias isso é correto, eu tenho q custear do me bolso por este periodo?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Sábado | 10 agosto 2013 | 00:45

Esse pode ter sido o prazo que a empresa firmou como norma interna, mas o correto é fornecer o VT de imediato, já no 1º dia de trabalho, pois este é um beneficio obrigatório e do qual depende o trabalhador para poder deslocar-se entre casa X trabalho X casa.

A obrigatoriedade do VR somente existe se prevista na CCT do Sindicato da categoria.

MARCIA JULIANA DA CRUZ

Marcia Juliana da Cruz

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 08:19

O que acontece é que muitas empresas pagam VT e VR do mês todo adiantado a funcionários e o mesmo solicita desligamento, como não há maneira de reaver esse valor, muitas optam por fornecer alguns dias depois do contrato iniciado.

O que eu sempre costumo fazer é fornecer para a primeira semana, mais vai de empresa para empresa.

Também acho que o VT deve ser fornecido já no 1º dia mesmo que gradativo.

Mais nunca ouvi falar de uma regra a ser seguida

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 11:46

O benefício do VT é obrigatório e se destina a dar condições ao trabalhador deslocar-se de casa para o trabalho, portanto, não se admite que ele seja concedido dias depois do inicio das atividades do recém admitido, mesmo que seja por questão burocrática interna do empregador.

Sendo o VR tmb obrigatório por força da CCT da categoria, o mesmo tratamento se dá. Não podendo o empregador repassar esse custo ao empregado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade