x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 12.011

funcionário não informado na RAIS

Marcelo Duarte Jacinto

Marcelo Duarte Jacinto

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 17 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2007 | 11:56

Necessito de uma informação.

Temos um funcionário que estava afastado e recebendo pelo INSS.
No ano de 2006, recebeu pelo INSS até setembro, sendo liberado para o trabalho a partir de então, mas começou a trabalhar somente em janeiro/2007.
Na RAIS/2006 não teve nenhuma informação desse funcionário.
Por esse motivo ele não recebeu o PIS nesse ano.

A informação que necessito é a seguinte:

** Mesmo não tendo trabalhado em 2006, mas tendo documento do INSS c/ liberação para trabalhar a partir de setembro/06 TEM DIREITO DE RECEBER O PIS?

Marcelo Jacinto

Nenhum sucesso no mundo compensa o fracasso no lar.
"David O Mckay"
JOSE MARIA MOREIRA DA SILVA

Jose Maria Moreira da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 17 anos Sábado | 15 dezembro 2007 | 11:19

Bom dia Marcelo, se o funcionario foi liberado para o trabalho a partir de 10/2006 e o mesmo só voltou a trabalhar em 01/2007 e não foi informado na Rais, não terá direito ao Pis, o funcionario deveria ter trabalhado pelo menos 30 dias e ter sido informado na Rais.

PIS
ABONO SALARIAL DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL (PIS)

O que é: O abono salarial do PIS é 1 salário mínimo pago anualmente ao trabalhador pelo Governo Federal.

Quem tem direito: Têm direito a receber o abono salarial do PIS todos os trabalhadores que:

a) estão cadastrados no PIS há pelo menos 5 anos;
b) trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
c) receberam, em média, até 2 salários mínimos por mês;
d) foi informado, pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

FONTE: nev.incubadora.fapesp.br

Sandra Alves

Sandra Alves

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 17 anos Quarta-Feira | 12 março 2008 | 09:24

Olá bom dia..
Precisava de ajuda... Sou meia leiga no assunto, pois estou recentemente no Dpto Pessoal e não entendo mto...
Gostaria de saber se o funcionário qdo está afastado pelo inss em um determinado mês o valor da remuneração neste mês a ser informada será zerado correto?
E se por acaso o funcionário ficou o ano inteiro afastado pelo INSS, ou seja, não recebeu nada pela empresa, tenho que informar esse funcionário na RAIS, pois tentei informa-lo só que deu incosistencia, o programa não aceita funcionário sem nenhuma remuneração...

Obrigado

Sandra

Emerson Takeshi Kian

Emerson Takeshi Kian

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 14:14

Boa Tarde!!
Aproveitando esse tópico, gostaria de saber se posso informar normalmente na Rais 2008, uma funcionaria q não foi informado na Rais 2007. A Rais 2007 foi enviado negativa!!
A funcionaria foi registrada em 01/12/06 (retroativamente) e saiu em 20/12/2007 (Pediu dispensa).
A Caged foi feita retroativa tbm.
Terá algum problema, eu informar a Rais desse ano (2008) ?
Se alguem puder me dar uma ¨Luz¨ eu agradeço!!

Obrigado

Emerson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade