x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 642

Jornada de Trabalho

Thiago Campos Felix

Thiago Campos Felix

Iniciante DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Atendimento
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:12

Bom dia.

Gostaria de tirar algumas duvidas referente ao meu caso.

Sou mensalista e meu salário é de 1500,00, atualmente trabalho 6,00 por dia na semana e tenho um dia de folga.

Gostaria de saber a situação acima qual a minha carga horaria mensal?

(Entendo que seja 180 porem não sei o porque)

Estarei tendo minha carga horaria alterada para 8 horas diárias com duas folgas semanais, e gostaria de saber o calculo que sera utilizado para aumento do salário.

Gostaria de saber a situação acima qual a minha carga horaria mensal?

(Entendo que minha nova carga horaria seja de 200 horas)

Nas situações acima não consigo compreender o valor da minha hora de trabalho e não sei qual o coeficiente utilizar para calcular o DSR.

Obrigado

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:18

Bom dia Thiago, entendi que sua carga horaria mensal é 180 hs. Para calcular a sua hora, divida salario mensal por 180. O DSR dependerá da quantidade de Domingos e Feriados no mes. A aplicaçao de indices de aumento salarial normalmente é sobre o salario mensal.

Josélia Borges

Josélia Borges

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:28

6 horas por dia, por 6 vezes na semana, 36 horas.
36 horas x 5 semanas = 180 horas
1500,00 / 180 = 8,33

Aumento para 8horas por dia, com duas folgas?
Então será compensação de horas, folgas sábado e domingo?

Se for aplicar o valor da sua hora atual, 8,33 por 220 horas que será seu proximo horário, creio eu que seu salário seria uns 1833,00 mais ou menos
Espero que seja essa sua duvida.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 14:06

Thiago, sua carga horária mensal deve estar prevista em seu contrato de trabalho. O fato de estar sendo ampliada sua jornada semanal não implica, necessariamente, de que vc irá receber um aumento de salário por isso.

É necessário conhecer mais de perto a questão. Para isso sugiro que procure seu SIndicato, aliás, eles estão mais que capacitados a lhe auxiliar em qualquer situação.

Aproveito para relembrar que nosso fórum se destina à troca e ajuda mútua entre profissionais da área contábil a cerca de temas cotidianos de trabalho, não devendo, por diversos motivos, prestar consultoria particular, considerando poder haver condições (direitos e obrigações) presentes na CCT de cada categoria laboral.

Espero ter ajudado.

Boa sorte, Thiago.

Silvana moraes de Souza de Almeida

Silvana Moraes de Souza de Almeida

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 15:22

Gostaria de tirar uma duvida tem um mercadinho que pequeno porte que:
Abre para funcionamento de segunda a domingo.segunda a sábado das 08:00 as 20:00 com 2 horas de descanso e aos domingo das 08:00 as 13:00.
Como de deve proceder a jornada correta e quando tenho que pagar horas extra.

Silvana moraes

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 00:18

Silvana vc tem de 1º confirmar com o Sindicato da categoria qual a jornada máxima semanal. Se for de 44hs a jornada diária não pode passar de 8hs, e a sobre-jornada não pode ser habitual, não pode compôr a jornada padrão diária do empregado.

Se vc observar, é justamente o que está acontecendo aos empregados deste mercadinho,eles trabalham 10hs/dia de segunda a sábado.

Nas jornadas acima de 4hs até 6hs de duração tem de ser concedido intervalo mínimo de 15 minutos. Supondo que seja isso que acontece, estes empregados produzem 4hs45min aos domingos.

Não vou considerar que seja 1 mesmo empregado que trabalhe de domingo a domingo, posto que isso é ilegal, lembrando ainda que a folga domingueira deve recair a cada 3 semanas trabalhadas, seguidas, com folgas recaindo em qualquer outro dia que não o domingo.

Como vê, não podemos avaliar a quantidade de horas-extras sem confirmar o dia da semana em que recai sua folga semanal.

Persistindo suas dúvidas sugiro consultar seu Contador, ou tmb pode consultar seu Sindicato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade