Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 757

Dois Beneficios Previdenciarios pagos de uma vez

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 08:08

Bom dia a Todos. Por favor , uma orientação...

Estou com o seguinte caso: Dona de casa , recebe pensão por motivo de falecimento do esposo (já há muitos anos) - o valor é por volta de R$ 2.500,00 mês - Hoje , ela está com 57 anos - Nunca contribuiu para a Previdência (Até aí , sei que nem por idade se aposenta , pois é necessário 180 meses de contribuição para isso). Minha dúvida é:
- A Previdência aceitará os pagamentos dos anos atrasados de uma só vez? Ela conseguiria se aposentar por idade e continuar a receber o benefício da pensão por morte (uma vez que trata-se de valor razoável?)
- Me parece que a Previdência não trabalha desta forma ....Tem de haver realmente os anos cumpridos de pagamento....Algum colega poderia me orientar ?

Um Grande Abraço!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 12:01

Carina,

Se entendi bem, a mesma quer contribuir 180 meses para ter direito a aposentadoria, 15 anos retroativos? Se for isso, haja juros e multas, compensa não viu, se essa for a questão. fazendo um calculo rápido, imagine que a mesma venha a recolher sobre o minimo, contribuição + juros e multas dará uns R$ 50.000,00 a ser pago, receberá R$ 678,00 precisará de quase 7 anos para ter o retorno do valor.

Com relação a duplicidade dos beneficios, acredito ser possivel, devido se tratar de situações distintas bem distintas, tanto é que, existem aposentados que recebem a propria aposentadoria e a aposentadoria por morte, se ela vai conseguir é outra coisa.

Att.
Fabio Reis
Analista de RH
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 13:33

Carina boa tarde,

Complementando...

O INSS não aceitará pagamento retroativo na modalidade de Contribuinte facultativo, para fins de aposentadoria.

Tente simular algum pagamento atrasado, superior a 6 meses: clique aqui

Recolhimento em atraso superior a 6 meses. Facultativo submetido à perda da qualidade do segurado.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 10:28

Bom dia e Obrigada Fábio / Kennya e Vânia.

Vânia...Só pra concluir .... Realmente o INSS não aceitará pagar contribuições de 180 meses num só período (minha cliente não conseguirá se aposentar desta forma) - O correto é contribuir mensalmente mesmo. Veja se estou certa:
Se ela começar a contribuir agora aos 57 anos , se aposentará quando estiver com 72 anos (15 anos). está correto?

- Mas , me digam ...Um advogado prometeu a ela aposentá-la , se a mesma começar a recolher imediatamente as 180 contribuições ...como isso????

Um Abraço!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 11:01

Carina bom dia,

Analise com cuidado a proposta do tal advogado.
Muitos prometem, mas muitas vezes sem fundamento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade