Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 1.491

CAT - Mudou alguma coisa ?

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 08:45

Bom dia galera do bem!

Faz tanto tempo que não faço uma comunicação de acidente de trabalho (CAT), que venho perguntar aos nobres colegas.

Como está o procedimento para realizar uma CAT hoje?

Quando eu fazia, eu apenas entregava para o funcionário, hoje ainda é este o procedimento ?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 08:49

Bom dia Fernando, eu estou preenchendo no programa CAT 4.0, até vou ver se tem alguma coisa mais nova, porque faz tempo que não preencho também.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 10:41

A legislação prevê a entrega do CAT em 24 horas após o acidente. A Multa não é gerada automaticamente, acredito ser apenas em caso de fiscalização. Geralmente o que atrapalha o envio do CAT são os dados médicos, devido a horário, disponibilidades, etc. Aconselho nesse caso, enviar o CAT PARCIAL.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 10:46

Fernando, já entreguei fora do prazo também de forma espontânea, não paguei multa não, sei que no caso de uma fiscalização verificar a falta da CAT isso da multa, porem como você vai já fazer. sei que no caso de morte tem que ser feito imediato, mas no caso do acidente é como citei acima, se você ligar na agencia eles vão falar da multa é claro. vamos ver se algum colega aí da Capital nos de uma outra opinião, já que essas fiscalizações são bem mais rigorosas do que aqui onde estou.

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP

há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 11:11

Então galera,

Eu entrego algumas CATs em atraso, não por desconhecimento da lei, mas como não é um caso muito comum entre os clientes, geralmente eles informam 3 ou 4 dias depois do ocorrido. Isso sem contar que muitas vezes o cara já se afastou por mais de 15 dias e passa a ficar na dependência da Previdência, aí sim é que eu fico sabendo do ocorrido.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 11:17

é isso mesmo que ocorre Fernando, acho que muitos de nós enfrentamos o mesmo problema, acho também que 90% das CAT's que fiz até hoje foram fora do prazo.

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP
MARCIA JULIANA DA CRUZ

Marcia Juliana da Cruz

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 11:31

Eu também entreguei várias fora do prazo, mais porque o funcionário se acidentou em outro estado e demorou para comparecer a empresa. E quando são esses casos de fora do estado, o atestado do médico vem incompleto, o que prejudica nosso trabalho.

MARCIA JULIANA DA CRUZ

Marcia Juliana da Cruz

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 11:52

Tive um caso esses dias que a polícia não queria liberar o BO, porque estavam esperando o bafômetro.
E ainda o atestado veio sem o carimbo do médico, tive que entrar em contato com o hospital, para pedir ao médico que me mandasse o atestado com seu carimbo.

Complicado mesmo depender dos outros.

há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 13:10

Eu mesmo só conseguia fazer CAT dentro do prazo legal, apenas em empresas grandes onde havia técnicos de segurança do trabalho.

Agora em escritórios, é coisa rara.

E isso porque os clientes têm a orientação, mas nunca se lembram disso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade