x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.394

Deve seguir convenção coletiva municipal ou especi

Joyce Nunes Carvalho Vilela

Joyce Nunes Carvalho Vilela

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 10:24

Olá, estou com dúvidas.

Nossa empresa é uma imobiliária que atua também na venda de consórcios, devo seguir a convenção coletiva de trabalho do
sindicato do comércio varejista da minha cidade ou a convenção
coletiva de trabalho específica dos vendedores de consórcio do estado de MG?

Como fazer, tenho na empresa corretores de imóveis e vendedores de consórcios. Vou ter que seguir uma convenção coletiva para cada tipo de trabalhador, como funciona?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 13:55

Joyce, voltando ao assunto, concordo com a Celma, em uma empresa você pode ter várias categorias, exemplo - empresa montadora de autos, (), nela tem vários categorias, engenheiros, enfermeiro, contadores, administradores, mas a categoria dominante e a metalúrgica, obviamente que nesse caso o aumento salarial/dissidio deverá ser observado cada categoria dominante, metalurgico, sendo que o piso salarial não poderá ser inferior a da categoria dominante, ou seja, metalúrgico, se uma das categoria o piso for superior deverá ser respeitado esse piso, ok....

Paula Papa Schneider

Paula Papa Schneider

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 17:26

Eu até publiquei essa dúvida em outro tópico.
Deixa eu ver se eu entendi: se a atividade principal da empresa for comércio e tiver motorista, só que na convenção do comércio não tem especificados funções, eu posso ter então o sindicato do comércio e o sindicato dos motoristas?
Ou seja, não é errado numa msm empresa ter vários sindicatos? E qdo ocorre de um sindicato ter mais benefícios que o outro, como passar para os demais funcionários?

Paula Schneider
Assistente Deptº Pessoal
Email: [email protected]
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 17:32

Não Paula não é errado e dependendo da classe tem o seu sindicato proprio, não apenas motoristas mais medicos, advogados, contadores, porteiros, psicologos, etc.....
Veja bem, existe não só o sindicato que regulamenta a sua atividade como empresa como também existem sindicatos que regulamentam a classe trabalhadora (não vai demorar muito mais num futuro proximo todos os cursos superiores de boa movimentação terão sindicatos representativos)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade