x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.740

adicional noturno e hora extra noturna

iris claudia de souza

Iris Claudia de Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Administrativo
há 11 anos Domingo | 22 setembro 2013 | 16:34

boa tarde,

quem puder me ajudar, pois estou começando no dept.pessoal e estou com dúvidas nos cálculos.
dois casos:
1- porteiro noturno trabalha segunda a sexta de 19h as 7h, como calculo o adicional noturno dele? é 20% sobre o salário base ou sobre as horas trabalhadas diariamente? nesse caso ele também tem horas extras? seriam 5 he diárias?

2- porteiro diurno, trabalha de segunda a sexta, porém aos sábados faz extra trabalhando de 19h as 7h do domingo, nesse caso ele está fazendo 12 he, como calculo as he e o adicional noturno?

DESDE JÁ AGRADEÇO!!

Wallace Souza

Wallace Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Domingo | 22 setembro 2013 | 17:07

Iris, no caso para calcular o adicional noturno, vc teria q ter quantas horas de adicional noturno ele fez no mes, ai vc teria q primeiro calcular o salario p/hora multiplicando por 20%, ai vc teria o valor do adicional por hora, depois multiplicar por horas adicional q ele fez no mes e sim terá o resultado.

Exemplo:

Funcionario: Jane Costa

salario base: 700,00
adicional noturno: 40 horas
hora extra (50%): 60 horas

Calculos:
salario p/hora: 700/220=R$3.18

hora extra: 3.18*50%=R$1.59
R$3.18+1.59=4.77*60(horas)=R$ 286,20

adicional noturno: 3,18*20%=0,63*40(horas)=R$ 25,44

isso Iris só é um exemplo de calcular o adicional e hora extra, mas tem q calcular os descontos tambem, e nesse caso tambem, teria q calcular o DSR ou RSR sob a hora extra e o adicional, só pra nos complicar mais e mais. Espero ter te ajudado.

Wallace Souza

Wallace Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Domingo | 22 setembro 2013 | 17:43