x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 642

licença Maternidade

Ligiane Marques de araujo

Ligiane Marques de Araujo

Bronze DIVISÃO 4 , Agente Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 16:44

Boa Tarde!!

Preciso que ajuda, tenho uma funcionária que está de licença maternidade, só que meu estabelecimento não funciona mais então quero fazer a demissão da mesma, isso pode acontecer?? sim ou não a licença termina dia 15/10/2013 penso que se eu demiti-la pagarei o tempo que resta para ela. Me ajudem por favor.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 16:51

Ligiane, existe controvérsia no caso de fechamento do estabelecimento onde consta empregado afastado, seja por aposentadoria por invalidez, auxilio doença, maternidade, tem tribunal que entende que sim, o empregador pode demitir outros não, sugiro a você que consulte o sindicato de sua categoria ou um advogado trabalhista/previdenciário.

Flávia Assis

Flávia Assis

Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:03

Ligiane,

Você só poderá demitir cinco meses depois do parto da sua colaboradora. Dependendo da duração da licença-maternidade, a gestante tem estabilidade garantida no emprego desde a confirmação da gravidez e aviso ao empregador.
Se for demissão por justa causa poderá ser realizada, se for sem justa causa você deverá pagar a ela uma indenização correspondente ao tempo que resta da licença e avisá-la da demissão antes do seu fim assim, você não está descumprindo a lei.

mais informações você poderá encontrar no link abaixo:
http://portal.mte.gov.br/ouvidoria/licenca-maternidade.htm

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade