x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 496

Redução de Horário, calculo das Horas trabalhadas

Tarcisio Kruger

Tarcisio Kruger

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Eletrônica
há 11 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 18:39

Boa tarde, vou explicar abaixo meu caso.

Fiz recentemente um acordo de redução da jornada de trabalho
em função de ter tempo para estudar para a faculdade.

Minha jornada era de 44 horas semanais (220 mensais), passando
agora para 35 semanais (175 mensais), com redução proporcional do salário.
A empresa trabalha de segunda a sexta sendo cumprindo 8:48 hs por dia para nao trabalhar ao sábado.

O caso é que recentemente teve um feriado no sábado e todo o pessoal que trabalha 44 horas recebeu no fim do mês 7,333 horas extras referente ao sábado que já tinha sido compensado durante a semana.

E eu que tenho o horário reduzido fui informado que não teria direito a nada.

Penso que mesmo reduzindo meu horário para 35 horas semanais tenho direito a 175/30 horas (5,833 horas), no caso o valor de um dia trabalhado?

Alguem pode me tirar essa dúvida?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 21:51

Tarcisio, antes de mais nada devo ressaltar que nosso fórum objetiva a troca e ajuda mútua entre profissionais da área contábil a cerca de temas cotidianos do trabalho, não podendo, por diversos motivos, prestar consultoria particular, a que sugerimos sejam elucidadas por seu Sindicato da categoria.

Mas, vou tentar ajudá-lo. Ao meu ver, os que cumprem a jornada completa de 44hs que ao serem distribuidas ao longo dos 6 dias úteis da semana fariam jús (se previsto na CCT do Sindicato, pois não há Lei que imponha) a indenização das horas suprimidas dos sábados(compensadas nos demais dias). Enquanto aqueles que não cumprem a jornada completa não teriam horas devidas no sábado a suprimir, e por conseguinte, a compensar nos demais dias. Dessa forma, não cabendo realmente qualquer indenização.

Veja, vc nem alcança a jornada máxima diária que seriam 8hs que totalizariam 40hs por semana. Não há hora devida ao sábado no seu caso.

Boa sorte!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade