Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde Renato,
Pode sim compensar o saldo em meses subsequentes.
Obs.: Só não pode compensar com o valor destinado a Terceiros (Outras Entidades).
respostas 243
acessos 172.867
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) ProprietárioBoa tarde Renato,
Pode sim compensar o saldo em meses subsequentes.
Obs.: Só não pode compensar com o valor destinado a Terceiros (Outras Entidades).
Joicy Nascimento de Araujo
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia.
Tem uma funcionária que saiu de licença maternidade em 12/05/2011 e retornou em 09/09/2011, desde do mês de Maio vem sendo abatido o valor do salário maternidade na GPS tudo certinho. Só que agora no mês de Janeiro/2012 veio um valor de R$ 872,31 para ser compensado que eu acho que não deveria vir.
Maio
GPS : 822,37
Salário Maternidade : 395,83
Salário Família : 91,60
GPS Paga : 334,94
Junho
GPS : 810,75
Salário Maternidade : 625,00
Salário Família : 91,60
GPS Paga : 94,15
Julho
GPS : 912,39
Salário Maternidade : 668,75
Salário Família : 82,94
GPS Paga : 160,70
Agosto
GPS : 875,50
Salário Maternidade : 668,75
Salário Família : 82,96
GPS Paga : 123,79
Setembro
GPS : 912,94
Salário Maternidade : 178,33
Salário Família : 82,96
GPS Paga : 651,65
Preciso de uma ajuda, o que vocês acham que eu devo fazer ?
Fico no aguardo.
Joicy Nascimento de Araujo
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. PessoalBoa tarde.
Help !!!
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosSe todos os valores foram compensados, é só você zerar essa informação na GFIP e também na sua folha.
Jeniffer Fiamoncini
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde,
Na SEFIP que informei no mês 02/2011 apareceu a mensagem de que excedeu o limite de 30% da compensação de INSS (INSS retido na NFs). A partir dai, do mês 03/2011 não puxou mais o valor abatido, valor a compensar, valor solicitado correspondente ao do mês. posso colocar esse valor manualmente?
Obrigada!
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosSempre aparece essa mensagem, ignore.
Pode colocar os valores manulamente na GFIP, sim.
Adailton Moura
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Noite a todos, alguem teria uma planilha de acompanhamento de Salario Maternidade que podesse compartilhar, em que eu posse acompanha os saldos(Creditos) e os Reembolsos.
Ariane Paula Devechio
Prata DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa tarde!
Tenho uma empresa que começou a contabilidade em 2011.
Em 2010 era feito somente a folha de pagamento e tinha uma funcionaria que entrou em licença maternidade, por tanto em 2011 começou com um saldo de inss.
Como faço o lançamento desse saldo para eu ir compensando as guias de Inss?
Grata,
Amanda Silva de Oliveira Bedin
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalBom dia,
Gostaria de saber o seguinte:
Tenho várias funcionárias em licença-maternidade, a compensação na guia do INSS é o valor total da soma dos três salários? Pois me falaram que a dedução é somente até o teto do INSS (R$ 3.916,20).
Obrigada,
Amanda
Deyla Cristina Sales
Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) PessoalBoa tarde!
Tenho uma questão parecida com a de vcs:
Uma funcionária ficou de licença maternidade de 01/04/20127 até 29/07/2012, recebendo normal do seu patrão o valor devido, e ficou a serem restituidos o valor de R$ 1.866,00. Neste mês de Julho/12 quero começar a compensação deles valores.
Para isso, eu tenho que retificar a GFIP dos meses 04/12,05/12 e 06/12 informando essa funcionario com cód de afastamento Q1?? Ou não é necessário??
E eu posso compensar o valor total do valor do INSS ou somente os 30% do valor da GPS?
Grata, Deyla
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Deyla, tens sim de retificar as GFIPs dos meses respectivos, informando a "movimentação" da funcionária. E nesse tipo de compensação não existe o limite de 30%. Quando fizeres a GFIP de Julho, verás que o sistema vai exibir um alerta perguntando o tipo de compensação.
Edval Gomes Cardoso
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Deyla,
Quando a empregada entrou de licença maternidade em 04/2012 era para ter informado esta situação(código Q1) e ao mesmo tempo deduzir na tela de abertura da SEFIP o valor do salário maternidade pago pela empresa, havendo créditos decorrente desta dedução é que nos meses seguintes é que se passa a compensar, ou seja, caso a dedução do salário maternidade tenha sido superior a valor da GPS gerada.
Deyla Cristina Sales
Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) PessoalEdval,
Sim era pra ter informado a situação Q1, mas a empresa não nos informou sobre a licença maternidade da funcionária, só agora no mês 07/2012 ficamos sabendo da licença. Por isso estou com tanta duvida rs!
Obrigada Edval e Márcio.
Deyla
Fúlvio Alexander Ferreira Cavalcanti
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Gostaria de saber qual o procedimento para solicitar a restituição juna a Previdência Social? Se é através do programa PERDCOMP ou através de requerimento?
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosMelhor compensar os valores.
Se pedir restituição demora muito tempo.
Edval Gomes Cardoso
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Fúlvio,
Você tem estas informações no endereçO: https://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/reembolso.htm
Marilia
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar AdministrativoPessoal, uma funcionaria estava de licença maternidade no periodo de 16/08/2012 a 15/12/2012, informando as gfips mes a mes, não dava gps a pagar, mais gerava uma mensagem de reembolso e os valores abaixo
MES 08/2012 R$78,00
MES 09/2012 R$537,42
MES 10/2012 R$330,69
MES 11/2012 R$330,69
Esses valores apareceu como reembolsar, como procede este caso? pode compensar esses valores na gfips seguintes, ou deve reembolsar junto com a receita federal?
Me ajudem!
Abraços
Anya Santos
Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) PessoalBom dia Marilia
[Compensação salário Maternidade]
Espero ter ajudado
Mildred Fernanda
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Depto. PessoalBom dia,
Tenho uma empresa que tem uma funcionária que está afastada por licença maternidade, e essa empresa tem convênio farmácia
Eu posso lançar os descontos dela no holerith enquanto está em licença?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Mildred, na minha opinião pode, desconheço proibição nesse sentido.
Se fosse descontar, por exemplo, vale-transporte ou vale-refeição, aí sim não poderia.
Mildred Fernanda
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Depto. PessoalOk, Márcio muito obrigado...
Murilo da Silva Mendes
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa Noite!
Uma empresa possui uma unica funcionária, essa sairá de licença maternidade. Fica inviável para empresa compensar em GFIP todos os salários em GPS, Já que a movimentação é baixa (1 unica funcionária)
Com o PERDCOMP é possível, mais alguém imagina o prazo do reembolso?
Porque se o prazo for demorado pelo PERDCOMP é melhor pelo metodo da compensação em GFIP que pelo menos evita maiores dores de cabeça como diligências a RFB com com documentos comprobatórios do pagamento do beneficio.
Aguardo os Colegas.
Att
Murilo
Erika Maurity
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalBoa Tarde, estou com um problema , uma funcionária entrou em licença maternidade em fevereiro 2013 e a empresa não entregou o atestado, e só hoje dia 16/07/2013 a empresa veio informar que ela estava de maternidade o que pode ser feito para retificar esse problema??
desde já agradeço a todos..!!!!
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosMurilo, que eu saiba demora muito.
Não lembro qual colega aqui no fórum que contou que há 2 anos que aguardava o reembolso.
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Erika,
O que tem de ser feito é retificar as folhas de pagamento, alterando os recibos de salário, e as GFIPs, no período em que ela estava de licença-maternidade.
Como a empresa pagou o INSS total, não deduzindo o salário-maternidade, poderá compensar nos meses seguintes, a partir da competência julho/2013, ou junho/2013, caso ainda não tenha pago a GPS.
Erika Maurity
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoalmarcio muito obrigadaa vc ajudou muito!!!!
Ederlucio Geraldo Fernandes
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!!!
Tem uma funcionaria de licença maternidade com salario de 678,00 mais salario família de 23,36 e a empresa é Empreendedor Individual então já tem a compensação dos 17%, como devo fazer a compensação da licença maternidade? o sistema que trabalho lança a compensação manual e o valor da licença maternidade o sistema lançou automático no campo de dedução o valor de 678,00 (salario maternidade) e 23,36 (salario família),pois a funcionaria tem outro filho, minha duvida é lança no campo de dedução mesmo? E qual valor deve ser lançado no campo de dedução 678,00 + 23,36 ou o valor para zerar a GPS, e no SEFIP não estar saindo o valor da compensação estar saindo o valor total no campo salario família/salario maternidade, como devo fazer?
Monica Helena Ribeiro
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia Ederlucio,
lança o valor para zerar a GPS se a mesma for menor que o valor a ser compensado.
Ex:guia a pagar = 500,00
vr a ser compensado = 701,36
O campo Vr a compensar será = 500,00
e vc fica com o crédito de 201,36 para compensar no mês seguinte.
Se for o contrário, ou seja, a guia maior que o valor a ser compensado, deduz o vr a ser compensado e o restante é o valor que vc terá que pagar.
Já que vc tem que fazer isso manualmente, lance no Movimento da empresa e vá em Informações Complementares.
É importante que vc faça uma planilha simples no Excel para controlar a Compensação.
Deu pra entender?
Edval Gomes Cardoso
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Ederlucio,
Veja o Ato Declaratório Executivo Codac no. 21 de 30/03/2012 sobre preenchimento GFIP.
Leandro Ghislandi
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) PessoalEderlucio
Nesse caso o salário maternidade deverá ser pago diretamente pelo INSS.
Quanto ao preenchimento da GFIP: clique aqui
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade