x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 9.195

Cálculo de Médias Variáveis em Rescisão

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 07:10

Bom dia Galera do Bem!

Venho pedir um socorro aos nobres colegas.

A situação é a seguinte, preciso fazer uma rescisão contratual, cujo os valores de médias variáveis como horas extras, adicional noturno, DSR s/ Horas Extras, DSR s/ Adic. Noturno e Prêmio Por Tempo de Serviço, não os tenho no meu sistema de folha de pagamento, porque o banco de dados ainda não foi alimentado com essas informações para que ele possa fazer o cálculo corretamente.

Com isso preciso fazer a apuração dessas médias de forma manual.

A minha pergunta é a seguinte:

Para eu fazer uma composição de médias de horas extras a 50%, 100% e Adicional Noturno, cujo cálculo se baseia em referência, ou seja, quantidade de horas, eu preciso fazer a apuração da quantidade de horas realizadas durante todo o período dos últimos 12 meses e dividir por 12 para achar o valor referência de Horas.

Agora quanto ao DSR, cujo cálculo não é referência, pois os meses se alternam na quantidade de domingos e feriados.

Posso fazer o cálculo baseado em valores? Ou seja, apuro todos os valores pagos no período de 12 meses e depois divido por 12 para achar um valor base para se somar as variáveis?

Gente eu sei que minha pergunta é muito complexa, mas preciso saber dos nobres colegas, se minha linha de raciocínio está correta.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 09:04

Bom dia Fernando, não compensa você criar os eventos para eles puxarem e assim ja fazer o calculo automático? aqui na folhamatic em 5 minutos eu crio e configuro um evento, no seu sistema deve ser simples também. afinal, todo trabalho que conseguimos que o sistema calcule já nos da um tempo.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 11:17

Obrigado pelas opiniões dos nobres colegas.

Mas em particular gostaria de acrescentar mais uma dúvida sobre o assunto.

No caso de fazer a composição de médias de DSR pelo valor.

Partindo do princípio que o DSR é reflexo das horas extras no mês atual, não deveria o DSR ser calculado como reflexo da média de horas baseada no mês atual.

Pois se a composição do DSR for baseada em valores, o funcionário não sairia prejudicado nos cálculos.

Pois as médias refletiriam valores desatualizados em relação ao salário atual ?

Não sei se deu pra entender minha pergunta, porque até eu quase me enrolei todo para elaborar essa pergunta.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 11:23

Fernando, acho que entendi o que quis perguntar, mas vamos lá, se não for isso pergunte novamente, você irá fazer a médias de horas extras certo? feito isso você terá um valor X destas médias, em cima destas médias o DSR é calculado, então já que está sendo pago o DSR das médias é justo que o DSR seja calculado em cima do valor das médias, e terá o DSR do mês, este sim será calculado das horas extras do mês e assim do salário atual.

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP

há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 13:13

Isso mesmo Willian.

Então se eu entendi direito o que você quis dizer é que tenho que fazer o cálculo de DSR em cima do valor das médias de horas extras já apuradas (primeiro entendimento) e não calcular a média de DSR baseado nos últimos doze meses (segundo entendimento).

Porque se eu proceder de acordo com o segundo entendimento, o cálculo estaria defasado.

É isso mesmo que eu entendi, ou ainda o negócio está complexo ?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

há 11 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 14:24

Fernando, se fizer o DSR do mês e o DSR sobre médias esta correto sim, eu entendo da mesma forma que você, o próprio programa aqui também faz o calculo assim.

William Carvalho
Soma Contabilidade
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade