x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 563

BEATRIZ RODRIGUES

Beatriz Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 11:10

Bom dia!
Uma funcionaria ganha R$ 891,25 + R$ 135,60 (insalubridade).
Ela pegou o atestado de gestante a partir do dia 09/10 (120 dias).
E teve 3 faltas e meia. Ja fiz os calculos de faltas e dias trabalhados.

Pergunta: Os 3 dias e 1/2 de faltas dela, eu desconto fazendo o calculo somente em cima dos dias trabalhados, ou dos salarios inteiros?

As faltas deu o valor de R$ 121,35 (em cima do salario inteiro)
Ta certo?
Att,
Beatriz.

BEATRIZ RODRIGUES

Beatriz Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 13:38

A respeito da insalubridade, eu sei que é proporcional!!!!
"Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo. (Vide Súmula 228 do TST e Súmula Vinculante nº 4 do STF - cálculo do adiconal de insalubridade sobre o salário básico)"

Perceba que ele diz: "O exercício de trabalho em condições insalubres".

A lógica é a seguinte: Nos dias em que o empregado faltou ele não exerceu trabalho em condições insalubres, portanto não ficou exposto, não devendo por este motivo receber.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies