x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 811

Funcionário afastado que perde contato.

Daniel Ribeiro Junior

Daniel Ribeiro Junior

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 07:57

Como proceder para com funcionários que se encontram afastados por auxílio doença de longa data, não mantiveram contato com a empresa e mudaram de endereço sem informar seu paradeiro?
Ou seja, não conseguimos localiza-los e tão pouco saber se ainda estão vivos.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 08:54

Bom dia Daniel,

Nenhum funcionário do quadro da Empresa sabe de informações?
Uma última saída seria procurar o INSS e buscar informações.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 09:10

Daniel Ribeiro, bom dia.

Qual o motivo para localizar o funcionário? Se estiver próximo ao término do auxílio, aguarde ele retornar, caso não retorne e após 30 dias da data final, faça a rescisão por abandono de emprego, tomando as devidas precauções.

DELAINE OLIVEIRA

Delaine Oliveira

Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 09:19

Ronaldo, antes de fazer a rescisão por abandono de emprego aconselharia fazer uma Carta solicitando o comparecimento do funcionário na empresa e enviar por AR ao endereço do funcionário que está no cadastro. Caso não tenha nenhuma resposta após o recebimento do comprovante de AR aí sim fazer a rescisão.

Em tudo daí graças! 
Helen Brancaglion

Helen Brancaglion

Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 09:52

Bom dia,

Infelizmente a Previdência não da mais informações sobre funcionários afastados, eu estou com o mesmo problema, fui la para saber se ele se mantinha afastado ainda e a resposta foi, só com procuração.
Pesquisei bastante , conversei com amigos advogados, e eles me aconselharam a enviar por AR como nossa amiga Delaine sugeriu, caso não tivemos retorno, eu poderia fazer o desligamento dele da empresa.

Att

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 13:59

O INSS pode até não passar informações de contato dos segurados, mas informar se o benefício ainda está sendo concedido isto eles tem de fazer.

Alegar abandono de emprego somente após o INSS confirmar documentalmente que o segurado teve seu benefício cessado, pois então o contrato de trabalho volta a fruir.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 14:04

Concordo com a amiga Kennya,

Já precisei de informações quanto ao afastamento de empregados que perdemos o contato e fui atendida pela previdência Social. Eles informam se o empregado ainda encontra-se afastado ou não, e até quando.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 15:02

Delaine Oliveira, Boa tarde

Quando eu digo proceder à rescisão de contrato por abandono de emprego, tomando as devidas precauções, isso também vale para as práticas de ser enviar comunicado ao funcionário.

Todo e qualquer funcionário deve ser instruído a comunicar o RH sobre os afastamentos, caso ele não o faça, realize as práticas cabíveis, tais como advertências, faltas e até mesmo demissão por abandono de emprego caso fique um período aceitável sem comunicação.

Imagine vocês empresas com milhares de funcionários, vou eu perder tempo indo na agência para ver se o funcionário esta ou não afastado! (rs).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade