x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 2.576

Escala 12 x 36

Bruno H. Santana

Bruno H. Santana

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 14:22

Boa tarde! Já verifiquei em alguns tópicos criados sobre a escala 12 x 36, mais não tirei minhas dúvidas por completo, não tenho experiência quanto ao registro de funcionário nessa escala, se tiver alguém com experiência no assunto e puder ajudar fico agradecido.
O sindicato da classe autoriza a mesma mais não rege nada a respeito sobre isso na convenção, a carga horária mensal é 220 h mesmo? há o pagamento de horas extras mensais, vi em posts anteriores algo a respeito sobre o pagamento de 60 h ?

Se puderem ajudar fico grato.

Att,

Bruno H. Santana

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 17:16

Bruno, em setembro de 2012 foi publicada a sumula 444 tst, tratando da escala 12 x 36, nela consta que precisa constar em convenção coletiva ou acordo coletivo.
com relação a hora extra, elas são proibidas, também não é devida pagamento em dobro no domingo, mas se trabalhar no feriado sim.

Súmula nº 444 do TST
Jornada de trabalho. NORMA COLETIVA. LEI. Escala de 12 por 36. Validade. - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 - republicada em decorrência do despacho proferido no processo TST-PA-504.280/2012.2 - DEJT divulgado em 26.11.2012
É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados. O empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas.

Bruno, acesse o link abaixo, uma entrevista com o Juiz do Trabalho, referente a matéria