x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 15.851

base de calculo do 13 salario

Michelle P G Resende

Michelle P G Resende

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 17:05

Boa tarde Cristiane,

Quando a remuneração do empregado envolver adicionais estes deverão ser considerados no valor do 13º salário. Os adicionais fixos serão somados ao salário base por seu valor nominal e os adicionais variáveis serão considerados de acordo com sua média anual.
Podemos citar exemplos de adicionais fixos: adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, prêmios e gratificações fixas mensais, adicionais por tempo de serviço (anuênio, triênio, qüinqüênio), que integram o pagamento do 13º salário, uma vez que fazem parte da remuneração do empregado.

O valor dos adicionais deverá integrar o valor tanto da primeira quanto da segunda parcela.

Estes adicionais, como são percentuais aplicados sobre valores determinados (salário-mínimo ou salário-base, conforme o caso), não se faz média.

Feliz... simples assim : )
Erimar Wamser

Erimar Wamser

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 17:54

Boa tarde.

Tenho a seguinte dúvida:

Um funcionário foi admitido em 1° de Novembro de 2012 com o salário de 1800, com pagamentos sempre no último dia de cada mês de competência.
No dia 1° de Novembro de 2013, ele passou a ganhar 2559,35 (aumento salarial + reajuste do período) a ser pago no final de Novembro.

Quais devem ser os valores das 2 parcelas do 13° salário a receber neste ano (lembrando que a 1ª será paga juntamente com o salário de Novembro)?
Se possível com um cálculo claro de cada parcela.

Agradeço desde já.

CRISTIANE ELISE SCHMIDT

Cristiane Elise Schmidt

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 10:40

Obrigada Michelle.

Tenho mais duvidas

Um empregado começou a receber quinquenio em 07/2013 valor de 50,00.

No adiantamento de 13º salario que vou pagar até dia 30/11/2013 faço a media de meses que ele recebeu o quinquenio?
07/2013 a 11/2013= 05 meses
50,00 / 12 * 5 = 20,83
20,83 / 2 = 10,41 valor do quinquenio s/ adto 13 salario

ou não faço a média, ai seria:

50,00 / 2= 25,00 valor do quinquenio s/ adto 13 salario
_____________________________________________

Outra pergunta:

A insalubridade de determinado empregado é 20% sobre piso salarial. No mes de 11/2013 o piso salarial teve um aumento e assim aumenta a insalubridade tambem .
Para o calculo do adto de 13º salario de 11/2013 paga-se o piso salarial de 10/2013, antes do aumento. Mas e a insalubridade pego a do mes 10/2013 ou a de 11/2013?

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 11:22

Bom dia Erimar

A base de cálculo 13º salario R$ 2559,35

1) primeira parcela pagamento até 30 de novembro 1.279,68

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Michelle P G Resende

Michelle P G Resende

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 13:33

Boa tarde Cristiane,

Os adicionais fixos como o quinquenio, serão somados ao salário base por seu valor nominal e os adicionais variáveis serão considerados de acordo com sua média anual como no seu 2º exemplo citado.

Faça o pagamento da 1ª parcela com o valor do salário reajustado e a insalubridade incidente, afim de evitar pagamento de diferença de salário e de insalubridade na 2ª parcela.

Feliz... simples assim : )
erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 10 anos Domingo | 16 novembro 2014 | 00:57

Boa noite

Meus amigos estou calculando a primeira parcela do 13º salario e surgiu uma duvida na CCT da categoria uma das clausulas fala que o calculo de 13º para os empregados que recebem salario misto ou comissão é a media das três ultimas remunerações (os funcionários recebem um valor 30,00 por cada domingo trabalhado e esse valor entra na base de calculo do 13º) porem uma funcionaria fez hora extra em março/14 e sei que hora extra é base de calculo para 13º ,como nos meses de agosto a outubro ela recebeu pelos domingos trabalhados o que caracterizou salario misto e nao teve hora extra nestes meses,me corrijam se estiver erradaou ,considero os últimos três meses ou o ano todo para incluir as horas extras.Agradeço a atenção de todos e aguardo resposta

Erika

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade