x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 1.091

Licença Maternidade compensação do salário

Elisangela

Elisangela

Iniciante DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 14:33

Olá
Tenho uma dúvida a empresa que eu trabalho que é de grande porte recebeu de uma funcionário o atestado de licença maternidade com 34 semanas. Bem sabemos que foi um atestado de 2 semanas + 120 dias em licença maternidade.

A pergunta é estas duas semanas a mais que o médico atestou como licença maternidade posso abater na Guia de GPS?

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 14:38

Oi Elizangela.
A condição de licença maternidade pode ser feita no oitavo mês de gestação.
O atestado da funcionária foi já da licença maternidade?
Então o atestado deveria ser só da licença e não um atestado de duas semanas mais o da licença.

Se há dois atestados só vai ser compensado o da licença mesmo.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil

Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 21:36

Boa noite Elizangela

A empresa deve verificar dois fatos importantes:

1) a data de inicio licença maternidade
2)O empregado poderá se afastar até 15 dias do emprego (sem prejuízo de salário) art. 60 da Lei 8.213/91

att,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Norca Suleir Aurélio Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 11:18

Boa tarde ! Li e reli várias vezes e continuei sem entender. Poderiam por favor me ajudar ?
Pago se salário para funcionária 788,50 . ela entra de licença maternidade em 05/02/2014 até 04/06/2014.
o valor da guia que pago mensalmente é de 388,00.
788,50 - 388,00 = 400,50, ou seja abato o valor da guia e ainda fico de crédito todo mês com 400,50. Como faço para reaver esses 400,50 ? todo mês .?

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 16:09

Oi Norca Suleir.

Você pode abater todo o valor na GFIP dos meses consecutivos ou pedir o valor a previdência, mas já tentei pedir o valor e demorou muito, levou uns 8 menes para a previdência entrar em contato com a empresa e transferir o dinheiro.

At.

Contabilista
Empresária Contábil

[email protected]

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 16:28

Então Luciana , vou abater sim . Mas mesmo assim ficarei com crédito todo mês de 400,50 . quanto posso pedir a devolução desse valor ? mensalmente ? ou terei que deixar acumular até quando eu conseguir abater totalmente? ou seja, daqui uns 06 meses ou mais. Signfica que ficarei sem pagar INSS durante um longo tempo é isso? gostaria de já ir pedindo ressarcimento logo para não descapitalizar a empresa.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 16:35

Oi Norca.

Você deve decidir o que vai fazer, ou abater o valor até não ter mais crédito, ou imprimir o documento de compensação que é emitido na GFIP.
Se for pedir o dinheiro, com o documento de compensação leva á previdência para dar entrada no processo, que deve levar alguns meses.
Como eu te disse, já dei entrada em um processo desse e demorou muito, não sai do dia pra noite não.

At.

Contabilista
Empresária Contábil

[email protected]
Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 16:55

Boa tarde Norca Suleir Aurélio Freitas !

se a colaboradora entrou em Licença Maternidade ( que é no mínimo 120 dias ) você ficará com mais crédito nos próximos meses.
Faça uma planilha para controle e vá abatendo mensalmente na Gfip, até zerar os créditos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade