Tenho uma dúvida relacionada a Banco de Horas.
Todos sabem que para uma hora extra trabalhada, na maioria das vezes existe um acréscimo, ou seja, trabalha-se uma hora extra e essa hora é acrescida de 50%, 75% ou 100%, dependendo da circunstância.
Na empresa onde trabalho, existe o chamado banco de horas, mas para cada hora extra trabalhada é creditado no banco uma hora, independentemente do dia ou horário que a hora extra foi realizada.
Por exemplo, para um empregado que trabalha oito horas num domingo ou feriado, são creditadas oito horas no banco de horas.
Isso é correto?
O mais justo não seria acontecer um crédito de 16 horas no banco, já que o expediente foi num dia de descanso remunerado. Se essas horas fossem pagas elas não sofreriam um acréscimo de 100% ?
Já ouvi pessoas alegarem que o correto seria creditar 8 horas no banco de horas e pagar em dinheiro mais oito horas, o que corresponderia ao adicional de 100% referente ao trabalho em dia de descanso. Isso procede?
Apenas para ajudar na resposta... A jornada semanal é de 44 horas, sendo de segunda a quinta das 8:00 às 18:00 com uma hora de almoço e das 8:00 às 17:00 de sexta-feira, também com uma hora de almoço.
Obrigado.