x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 4.094

Pro labore Engenheiro

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 17:25

Boa tarde,

Meu cliente tem uma empresa de construção civil, porém ainda não tem funcionários e prestou um serviço para outra empresa num valor alto e me perguntou qual seria o melhor valor a ser retirado a titulo de pró-labore, pois o mesmo é engenheiro e gostaria de contribuir com 9 salários mínimos,porém ficará um valor muito alto de imposto de renda, seria melhor ele fazer uma retirada em cima do teto do INSS ??

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 17:40

Tcheler de Oliveira ,

Como todos os políticos roubam/sonegam, se fosse eu faria uma retirada de no máximo R$1.000,00 a não ser que queira encher o bolso dos políticos e quebrar mais um recorde de arrecadação em 2014 e recolher com o teto!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 18:02

Realmente Victor Hugo é isso mesmo que acontece, mas pegando o seu exemplo para colocar em pratica, como este engenheiro justificaria sua casa financiada, carro do ano, etc.e outras coisas a mais...eu posso fazer uma retirada simbólica sem dar dor de cabeça no futuro??

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 18:16

Tcheler, os benefícios da Previdência são calculados através da média das contribuições de julho/1994 em diante, então o empresário tem de analisar o tempo e os valores que já tem de contribuição para ver se vale a pena contribuir sobre o teto.
Lembrando que pode ser fixado um valor de pro labore, que é tributável, e um valor como retirada de lucros, que é isento, desde que respeitadas as condições estabelecidas pela Receita. Aqui no Portal tem alguns tópicos que falam sobre "retirada de lucros", podes dar uma pesquisada.

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 08:29

Tcheler de Oliveira

Então, temos clientes aqui no escritório que faz retirada de 1 salário mínimo e quando vai ver os bens dos caras tem carro de 60mil, casas de 500mil. Isso que te falei é uma realidade aqui do nosso escritório, acontece aqui.

Quando entrei nesse serviço, tinha empresas que nem tinha retirada de pro-labore, apenas folha de pgto dos empregados.
Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pro-labore e a distribuição de lucros.
Na lei não existe uma definição sobre um valor mínimo e nem máximo para um pro labore.

Nunca tivemos problemas com isso!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

há 11 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 08:48

Tcheler,

Como sabemos a função do contador é orientar nossos clientes da melhor forma possível;

Tem casos que mesmo quando o contador explica que, ´´desse jeito paga menos imposto´´, o empresário ainda assim quer pagar.

Converse com seu cliente, comigo já aconteceu casos que o cliente queria de qualquer jeito pagar algo que, na verdade, nem precisaria.

Se seu cliente tem apenas preocupação de declarar a renda, a melhor forma é a distribuição de lucros, como já foi informado a você.

Particularmente, não acho viável pagar INSS pelo teto, pois no momento que seu cliente precisar do INSS eles vão ´´morder`` a maior parte do que seu cliente teria direito.

O imposto de renda é apenas um dinheiro que você paga pra ver o salário dos políticos sempre aumentarem, como é retido na fonte, apenas fica pra eles mesmo.

Veja com seu cliente a prioridade dele.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade