x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.208

Trabalho realizado de domingo a sabado sem folga...

Rafael Spadette

Rafael Spadette

Bronze DIVISÃO 2 , Mecânico
há 11 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 21:02

Na ultima semana, Comecei a trabalhar no domingo e fui ate o sabado sem descanso. (neste domingo eu descansei)

Gostaria de saber se isso gera um descanso remunerado no meio da semana? se sim, em quais parametros legais?

Desde já agradeço...

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Sábado | 25 janeiro 2014 | 01:10

Não mais se admite o trabalho por mais de 6 dias consecutivos sem o intervalo de descanso semanal, sem que tenha sido motivado por força maior e em situação esporádica.

Contate seu Sindicato e peça orientação.

Rafael Spadette

Rafael Spadette

Bronze DIVISÃO 2 , Mecânico
há 11 anos Domingo | 26 janeiro 2014 | 19:05

entendo... mas no caso, eu já trabalhei os 7 dias... quero saber oque isso gera? e qual a base legal pra isso? (ex: artigo, paragrafo, alínea...)

Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2014 | 11:14

Rafael,
a lei cita o direito à 1 DSR por semana (7 dias), o certo seria trabalhar 6 dias e folgar 1 em seguida.

# Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949:
Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local.

No seu caso, começando no domingo, deveria ter folgado no sábado.

Não poderiam ter adiado para domingo,
e como vc trabalhou no dia que seria descanso, vc tem direito a receber o dia em dobro.

# Súmula 146 - TST:
O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
cesar augusto

Cesar Augusto

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 18:12

Aproveitando o tópico, um funcionário que tem um contrato por hora, para trabalhar somente sábados e domingos. Neste caso também vale a regra de um repouso coincidindo com o domingo após a terceira semana de trabalho?

Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade