x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.787

Salário Família Duvida

Fabio Laroca Rosa

Fabio Laroca Rosa

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 17:40

Boa tarde caros,

Um ex funcionário entrou na justiça, alegando algumas coisas, porém fiquei com uma dúvida:

O sr. Fulano disse que a empresa não tinha pago salário família para ele em toda a permanência dele na empresa.
Só que na hora do registro ele alegou que não tinha nenhum dependente, e agora?

E para os próximos, existe alguma declaração para preencherem que não possuem filhos?
Para termos uma prova,

Por gentileza,

Att.,

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 21:36

Quando um funcionário é admitido, e em caso de possuir filhos menores de 14 anos deve preencher o termo de responsabilidade do salário família, bem como apresentar a documentação exigida para tal: Registro de nascimento e carteira de vacinação dos filhos menores até 5 anos , Registro de nascimento e atestado de frequência escolar dos filhos menores até 14 anos . Além disso há de se atentar para os limites da remuneração que serve como base de cálculo para a previdência , para saber se há ou não o direito ao recebimento.
Este beneficio é pago pela previdência desde que o empregado preencha os requisitos acima. A empresa é um mero intermediário , fazendo a compensação destes pagamentos quando do recolhimento das contribuições devidas.
Uma das maneiras da empresa comprovar que não agiu de má fé , seria comprovando que não houve a compensação dos valores ,e portanto não se apropriou indevidamente destes.
Agora como provar que a empresa exigiu do funcionário esta informação ? , eu também fico na dúvida , por que esta , penso eu, é uma declaração que deve partir do próprio empregado.

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 15:24

Bem lembrado Van Zaniratto, geralmente sua localização é no menu relatórios / gerenciador de relatórios, e devem ser impressos para assinatura do funcionário quando da admissão.
Ocorre que , pelo menos no meu sistema de folha , só tem a declaração de dependentes para salário familia. A dúvida que fica é : para evitar este tipo de reclamatória , quando o funcionário declara verbalmente não possuir dependentes , seria interessante declarar por escrito tal situação ?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 15:36

Ola Julio,

No meu sistema tenho as duas opções.
Quando informo dependentes ele me traz a ficha/declaração de dependentes.
Quando não, ele imprime uma declaração que o empregado não possui dependentes.

Utilizo o Contmatic.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade