x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 4.220

Ajuda com calculo adicional noturno

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 15:14

Boa tarde!

Gostaria de ajuda pois é a primeira vez que estou efetuando esse calculo.
Empregado vai trabalhar de 17:00 as 23:30, com uma hora de intervalo, 1 folga semanal e 1 folga em 1 domingo do mês, salario de 725,00.
Gostaria de ajuda para entender como calcular o adicional noturno que será em cima de 1hora e 30 min correto? Como calculo essas horas no mês?
Qual seria a total de horas trabalhadas na semana?
Ai gente, estou agoniada sem conseguir entender direito.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 16:26

Kell, boa tarde!

Primeiramente no conceito de jornada noturna compreendemos que 1 hora trabalhada é igual a 52:30 ou 52,50 (formato centesimal), então é necessário que antes de calcular valores, saibamos qual a jornada semanal para definir o divisor.

Pelo que entendi ele irá trabalhar por semana 4 dias, correto?

Sendo isso mesmo teremos:

* Horas Diurnas = 4 horas (já desconsiderando o intervalo)
* Horas Noturnas = 1h43min
* Jornada diária= 5h43min
* Jornada semanal= 26h52min
Obs.: Não alterei o horário de trabalho conforme você informou, apenas apliquei a redução noturna, ou seja, na prática permanece a entrada e saída que você definiu.

Você conseguiu compreender esse conceito?

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 18:58

Oi Raphael,

Ele irá trabalhar 5 dias e folga 1 (5x1) e folgar mais 1 domingo a cada mês.
Até o calculo da jornada diária eu entendi, mas não consegui chegar ao cálculo da jornada semanal.
Então quer dizer que vou calcular o adicional em cima das horas noturnas = 1h e 43min x quantidades de dias trabalhados no mês ?
E o DSR como calculo?
Minha cabeça está uma bagunça.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 19:02

Kell, vc terá de apurar todo mês a quantidade de horas noturnas laboradas e aplicar o adicional noturno, como no cálculo que o colaborador Raphael exemplificou. Não esquecendo de incluir o crédito do reflexo do adic noturno sobre o DSR.

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 11 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 20:46

Por que a Jornada semanal dá 26h52min? Não consegui encontrar como Raphael fez o cálculo.
E por a jornada diária ser de 5,43, menor que 6h precisa de intervalo de 1h?
e sendo ele mensalista mesmo assim incide dsr sobre adicional noturno?

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 13:57

Kell, boa tarde!

Desculpe o equivoco, a jornada semanal considerando o trabalho em 4 dais da semana seria de 22h52min.

Quanto ao intervalo, não precisa ser 1 horas e sim somente o descanso de 15 minutos.

Sobre o DSR, mesmo para mensalista, será obrigatório o pagamento.

Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico
há 11 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 11:03

Prezados,

Sou recém contratada como plantonista em uma empresa e o regime de trabalho é de 12/36h, com 180 horas mensais.

O salário é de R$ 1840,00.

Já li diversos tópicos explicando como calcular o adicional noturno, mas esse cálculo ainda não ficou claro na minha cabeça, porque no meu primeiro mês de trabalho eu trabalhei alguns dias no plantão diurno (das 7h às 19h), e outros no noturno (das 19h às 7h).

Como os meus cálculos não estão batendo com os da empresa, gostaria de saber se calculei certo.

Trabalhei em um mês 13 plantões, sendo 8 de dia e 5 de noite, seguindo os horários já comentados.

Pelos meus cálculos, eu devo receber nesse mês R$ 1686,30.

Está certo? Se não estiver, como devo fazer o cálculo?

Obrigada!

Carolina

Carolina

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico
há 11 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 18:29

Olá, Raphael,

Tentei fazer o cálculo pelo link, sim. Não sei se é porque não entendo nada de contabilidade, mas não consegui entender bem a resposta que o link gerava.

Tinha informação demais, de forma muito dispersa, e não aparecia em nenhum local o que eu queria saber. Até porque, como eu disse, o meu caso é diferente, um valor misto entre o trabalho de dia e o de noite, não é um mês de adicional noturno, são 5 dias!

Acho que fiz o cálculo corretamente, fiz seguindo uma outra postagem aqui no fórum, mas como terei que ir até a contabilidade da empresa para questioná-los, gostaria de ter certeza.

Obrigada

Carolina

Franscielle Alves Pereira

Franscielle Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 11:26

Bom dia a todos!

Preciso de uma ajuda com uma situação que ocorreu conosco em Maio/2014.

Bem a empresa onde trabalho é de assistência técnica em peças para mineração, e algumas vezes apareceu urgências de entrega de materiais.

Alguns colaboradores trabalharam no dia 26/05 das 07:30 as 17:18(jornada normal da firma) e foram ate as 02:00 da manhã de 27/05. Então vão ter horas extras e adicional noturno.

Só que quando foi no dia 27/05 ele não pegaram serviço as 07:30 que é o horário normal, vieram trabalhar as 13:00.
Acabou que quando fui fazer a folha de pagamento deles só paguei as horas extras a 80% que foi de 17:28 a 22:00.
das 22:00 as 02:00 da manhã, descontei devido eles terem vindo mais tarde no dia 27/05/2014.

Fui errada em fazer isto? Tenho de qualquer forma pagar eles as horas extras e adicionais noturnos ate as 02 da manhã?
Qual o intervalo de tempo de uma jornada de trabalho para outra?

Conhecimento nunca é demais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade