x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 784

RAFAELA BATISTA DE SOUZA

Rafaela Batista de Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 11:48

Bom dia , estou com uma dúvida.. Uma funcionária foi dispensada , e não quis assinar seu aviso indenizado, pois disse que tinha marcado para fazer uma cirugia naquele dia.. Lembrando que a doença não esta relacionada ao trabalho, estou procurando uma base legal, pois quero saber se a empresa pode demitir, porque ela falou e trouxe um atestado após sua demissão. Ou se não pode, já que ela não quis assinar sua carta de aviso.. Me ajudem !

ALBERTO LEMOS

Alberto Lemos

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 11:54

Rafaela,

Esse tipo de situação já ocorreu comigo e em muitos casos em um julgamento trabalhista dá ganho de causa a funcionária, o que posso te orientar é o seguinte, cancele a demissão, deixe ela ir para a cirurgia, dependendo do tipo de cirurgia ela ira entrar pelo INSS, no retorno dela você dá a demissão é mais seguro.

Alberto Lemos
Analista Trabalhista
Jonatas Correa

Jonatas Correa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 11:55

Bom dia Rafaela,

informo que no caso de desligamento o atestado não tem peso.
O atestado de dias ou de horas é somente para a comprovação do motivo da ausência do colaborador, para o que mesmo não tenha alteração salário.
Informo que não a nenhuma base legal para isso.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Jonatas Correa

Jonatas Correa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 11:59

Bom dia Alberto,

Em relação a sua resposta: seria bom observar os dias de afastamento da colaboradora.
Caso a mesma fique afastada por mais de 15 dias já serão outras medidas a serem tomadas.

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
ALBERTO LEMOS

Alberto Lemos

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 16:02

Jonatas,

Com certeza, por isso que coloquei que: dependendo do tipo da cirurgia ela poderá até entrar pelo INSS, observando assim todos os critérios para licença por doença.

Alberto Lemos
Analista Trabalhista
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies