x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.504

Cálculo de RPA

Valéria

Valéria

Iniciante DIVISÃO 2 , Jornalista
há 11 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 13:04

Boa tarde!
Sou jornalista e iniciarei em maio a prestação de serviços de forma autônoma para uma empresa de assessoria de comunicação. Fui informada de que o pagamento será feito mediante RPA. Porém, fiquei com muitas dúvidas sobre o cálculo dos valores, pois nunca forneci esse tipo de recibo. Pesquisei a respeito, mas continuo com muitas dúvidas e sem saber o valor líquido que receberei ao final de cada mês.
O valor bruto mensal é R$ 4.500,00
O trabalho é de produção de material jornalístico, com ISS de 5%
Minha principal dúvida é se o INSS de 20% sobre o teto de R$ 4.390,00 é obrigatório, ou se posso optar pelo recolhimento simplificado, com alíquota de 11%. Além disso, preciso saber quais as deduções possíveis no IRRF e ainda, se o ISS é descontado sobre o valor bruto ou após os descontos de INSS e IRRF.
Podem me ajudar? Com esses dados, como posso saber qual o valor líquido que receberei?

Muito obrigada!

Valéria

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 13:34

Valéria, segue o cálculo:

Valor bruto: 4.500,00
INSS (11%): 482,93 (teto máximo)
IRRF: 300,88 (serviço - INSS)
ISS (5%): 225,00 (sobre o serviço - 4500,00)
Líquido a receber: 3.491,19

Obs.: não considerei dependentes

Caso você tenha recolhido o INSS em outra fonte basta completar o teto. Caso, em outra fonte, já tenha batido o teto não se faz o desconto se você emitir uma declaração que já recolhe o INSS no teto máximo.

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade