x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 732

Tempo de Contribuição para o INSS

ADEMIR DA C MARTINS

Ademir da C Martins

Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 13:50

Caros amigos do Portal,

Fui procurado por um cliente que tinha uma dúvida referente a tempo de contribuição para o INSS.
"Trabalhei por 03(três) anos de carteira assinada, fiquei um período de 07(sete) anos sem assinar novamente a carteira e também não contribui como autônomo/contribuinte individual, posso pagar mesmo em atraso este período de tempo em que fiquei sem contribuir para o INSS, sem ter prejuízo de perder o tempo de contribuição"

Então pergunto aos amigos:

Pode ser feita a contribuição através do NIS do contribuinte para que assim ele possa manter a contagem de tempo de contribuição do INSS?

Desde já Agradeço, aos amigos.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 15:12

Ademir, boa tarde.
Hoje, o tema Previdência Social/contribuição, e delicado, sugiro a você que oriente seu cliente a agendar uma consulta junto ao INSS através do telefone 135 ou pelo site https://www.inss.gov.br, ele então irão tirar/sanar todas as dúvidas e além disso o INSS irá verificar através do seu cadastro CNIS(dados do contribuinte) e posicionar ao mesmo sua situação e também se pode ou não recolher os atrasados, haja visto que existe uma carência.
Pelo que você relata acima, ele não tem mais direito aos benefícios da previdência social, mas não perde o tempo recolhido para fins de aposentadoria.
Ele também pode procurar um advogado previdenciário, digo, previdenciário de sua confiança, o mesmo checará junto ao Orgão a situação do mesmo, mas lembre-se a maioria dos advogados cobram pelo serviço.
Fazendo isso, você e seu cliente se sentirão seguro/tranquilo, isso porque qualquer decisão tomada sem consultar o INSS ou advogado previdenciário, lá na frente terá problema e dificilmente conseguirá reverter, ok...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade