Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 4.149

Funcionário de DP tem que ir em homologação

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 14:26

Boa Tarde !

Estou com uma dúvida e preciso da ajuda dos colegas aqui do fórum.

Tenho uma situação que é o seguinte pra ir na homologação quem deve ir é o contador ou o auxiliar de departamento pessoal? Existe base legal para isso?
Porque um auxiliar de DP ou outra pessoa que exerça função no DP não poderia ir em homologação por não entender de leis trabalhistas e dentre outras coisas.

Obrigada.

Att,

Samara Silva

" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 14:57

Ola Samara,

Representar a empresa para fins de homologação de rescisão de contrato, não precisa ter conhecimento da area, mesmo pq os calculos e outras providencias ja estão todos prontos. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 15:08

Salvo se estipulado em contrato de prestação de serviços o contado não tem obrigação em representar a empresa na homologação.

O mais indicado seria o gerente ou o encarregado do DP, que estaria por dentro dos direitos e valores a serem pagos.

# Não existe base legal,
determinando o funcionário a representar a empresa na homologação.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 15:11

Então no caso o encarregado de DP que tem que ir na homologação por ter um pouco mais de conhecimento.

Obrigada, José e Bruno pelas as respostas.

Att,

Samara Silva

Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 15:17

Sim, o encarregado do DP seria o mais indicado.

Talvez gere dúvidas/divergências (mas que seja engano) no momento da homologação,
e se o funcionário que representar estiver por dentro de tudo, teriam de fazer ressalva e perderiam tempo.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 16:48

Aqui na empresa, eu sou assistente de recursos humanos, e sou o preposto da empresa. Ou seja, só eu que vou as homologações, pois entendo do assunto e também sou de confiança da empresa.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 17:18

Samara, boa tarde!

Vou falar de minha experiência e o que é de costume nos escritórios contábeis que conheço:

1º A homologação não é de responsabilidade da contabilidade, mas é um serviço proposto como "extra", portanto cobrado a parte.
2º A representação não estipula qual nível de conhecimento você deve possuir, mas sim o documento que comprove a outorga de poderes para tals.
3º É comum em escritórios maiores, ter um funcionários que somente homologue e geralmente o conhecimento dele é básico, quando se trata de outros assuntos que ficaram mal resolvidos durante o vínculo isso é discutido fora da homologação e a pessoa que tem o histórico do assunto é quem assume, geralmente o homologador não tem conhecimento do caso.
4º Escritórios menores, delegam essa tarefa aos auxiliares e quando for o caso para assistentes, dificilmente o Analista, Encarregado quem irá na homologação, afinal esses costumam ter o maior número de atendimentos e responsabilidades no escritório.

Bom aqui eu resumi o que tenho de conhecimento. Há 10 anos atrás, quando eu homologuei pela primeira vez, não sabia nem calcular o 13º proporcional...rs

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

há 11 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 09:57

Raphael,

O que pra mim é um absurdo colocar um auxiliar de DP pra fazer homologação sendo que tem Analista de DP na empresa, que é responsável pela a área, e na minha opinião quem deveria ir em homologação é contador não funcionário da empresa pra representar a mesma em sindicato, deveria existir lei pra isso contador é pra isso acompanhar as empresas que pagam por esse serviço.

Att,

Samara Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade