x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.107

Término de contrato por prazo determinado: rescisão

Simone Pereira da Silva

Simone Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 16:03

Boa tarde,

estou fazendo uma rescisão onde o contrato de trabalho foi por prazo determinado. Se iniciou em 19/09/2013 e terminou em 09/05/2014. A situação é a seguinte: Uma usina contratou os serviços de um cliente meu, a função é ser motorista somente no período da colheita da cana. Para redução de custos o funcionário foi contrato no regime de contrato por prazo determinado, já que o contrato da usina com meu cliente teve início em setembro e término em maio/14. Minha dúvida é se no caso deste tipo de contrato o funcionário terá direito ao seguro, pois essa é a primeira vez que faço uma rescisão deste tipo.

Simone Pereira

TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 17:51

Olá Simone

Contrato por prazo determinado

Quanto ao seguro-desemprego, o empregado só terá direito na hipótese de ser dispensado antes do término do contrato e:

a) tiver recebido salários consecutivos pelo período de 6 meses;
b) tiver sido empregado de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;
c) não estiver recebendo qualquer benefício previdenciário; e
d) não possuir renda própria.

Caso contrário, quando houver o término do período pré-fixado, o empregado não terá direito ao seguro-desemprego.

Fundamentação legal: Lei 7.998/1990

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7998.htm
www.tudosobreseguros.org.br

Atenciosamente, Taciana

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 08:47

Simone,

Se esse funcionário tiver trabalhado os 6 meses consecutivos e for dispensado sem justa causa terá sim direito ao seguro.

Att,

Samara Silva

" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade