x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.414

Contratação de Funcionario no MEI

Camilla

Camilla

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 21:23

Quero contrata um funcionario na minha empresa (MEI) .
Gostaria de saber quais as informaçãoes que devo prestar deste funcionário falando em termos de declarações mensais entre outros.

Ney Prates

Ney Prates

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 22:30

Olá Camilla,
As obrigações mensais do MEI, quando contrata empregados, são os mesmos de uma empresa "normal", qual sejam, GFIP, Caged (Quando da admissão e desligamento), GPS para pagamento das contribuições previdenciárias, relatório e recibo de pagamento mensal do trabalhador, entrega da cópia da GPS paga ao sindicato, etc. Você também estará a prestar as informações no eSocial quando o mesmo for implantado.
Lembro que a remuneração do trabalhador contratado pelo MEI deve ser limitada ao piso previsto na CCT do sindicato que representa sua categoria econômica e você ainda deve pagar um quota patronal ao INSS equivalente a 3% da remuneração do trabalhador.
Você deve ainda verificar alguma particularidade que pode estar prevista na CCT, como contribuição assistencial, etc.
Enfim, mesmo sendo MEI, suas obrigações trabalhistas e previdenciárias são as mesmas previstas para qualquer outra empresa.

Um abraço

Ney Prates.
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 08:24

Camila, Bom dia!

Resumindo tudo que nosso amigo Ney, explicou com detalhes;

Para a contratação do funcionário você terá que ter um profissional responsável por essas informações;

Sugiro que procure um Contador para melhor lhe atender.

Abç.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.