x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 676

Firma aberta, registro e pro labore

Juliana Bedendo da Silva

Juliana Bedendo da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 09:37

Bom dia gente,

estou tendo um problema na empresa.

Tenho duas Empresas abertas, porem a sócia majoritária de uma empresa esta registrada na outra. A minha duvida e a seguinte.
Tem algum problema ela ter firma aberta e ser registrada? o PRO LABORE dela é feito normalmente ou não? Já consultei 3 pessoas 2 me falaram a mesma coisa que pode sim ser feito o PRO LABORE e que perante a Receita Federal e até o mais correto, porem uma terceira pessoa me falou que não tem necessidade e que isso é opcional da empresa. Afinal qualé o correto? Na hora de aposentar o fato de pagar o INSS por 2 empresas altera em alguma coisa?

Atenciosamente

Juliana Bedendo

Wilson Ferreira

Wilson Ferreira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 junho 2014 | 17:17

Juliana Boa tarde!

-Não há impedimento em ser funcionária e empresária, se for funcionária pública é bom ver o estatuto se veda a atividade.
-O pró-labore é a retirada para manutenção do sócio e alguns fiscais do INSS (R.F.B.) cobram essa retirada(recolhimento) pelo menos pelo salário mínimo pois pressupõe-se o empresário como contribuinte individual, porém não há previsão legal que obrigue tal retirada, ela pode ser feita(se estiver no contrato social), ou optar pela divisão dos lucros ao final do exercício (sem tributação).Só tome cuidado para não cair como pró-labore indireto.
-O INSS tem um teto para recolhimento, hoje R$ 4.390,24, o recolhimento acima disso não conta para aposentadoria e será ressarcido por meio de pedido à Agencia da Previdência Social.

Wilsoncontabil-MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade