x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.682

Bolsa Estudo - reembolso pelo funcionário

Fabiana Andrade

Fabiana Andrade

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 17:02

Boa tarde Pessoal!!
Alguém teria algum tipo de contrato legal dizendo que (exemplo) a empresa pagara bolsa estudo ao funcionário porem o mesmo precisa continuar na empresa por tanto tempo XXXXX no descumprimento o funcionário terá que reembolsar a empresa?

Deus abençoe.

Grata., ´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ ( ¸.•* Fabiana Andrade
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 14:50

Fabiana, boa tarde.
Abaixo o modelo, sendo que é ilegal "segurar "o empregado por xx meses para cobrir o investimento, se o empregado se sentir prejudicado poderá o mesmo recorrer a justiça, solicitando além do reembolso do desconto efetuado em sua rescisão, também danos morais.
Por isso importante a escolha do empregado que será concedido a bolsa.

CONTRATO DE BOLSA EM CURSO

IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES


BENEFICIÁRIA: (Nome da Beneficiária), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (..........................), C.P.F. nº (......................), residente e domiciliada na Rua (................................), nº (....), bairro (..........), Cep (................), Cidade (...................), no Estado (.....);

Empresa: (Nome da empresa), com sede em (.................), na Rua (...........................), nº (....), bairro (..............), Cep (...................), Cidade (..................), no Estado (....), inscrita no C.N.P.J. sob o nº (.............), e no Cadastro Estadual sob o nº (............), neste ato representada pelo seu diretor (...........), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (...................), C.P.F. nº (.....................), residente e domiciliado na Rua (.....................), nº (....), bairro (.............), Cep (.................), Cidade (..................), no Estado (.....)

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Bolsa em Curso, que se regerá pelas cláusulas seguintes.

DO OBJETO DO CONTRATO


Cláusula 1ª. A empresa INVESTIDORA proporcionará à BENEFICIÁRIA desconto de (....)% sobre o valor da mensalidade cobrada pelo curso de preparação para (.......). Em contrapartida a BENEFICIÁRIA compromete-se a respeitar as regras neste contrato estabelecidas.


DA FINALIDADE


Cláusula 2ª. Esta bolsa tem dupla finalidade: criar benefício e fazer investimento. Servindo a mesma, portanto, para o desenvolvimento da empresa na realização de suas atividades junto aos seus clientes, além de especializar seus profissionais.


DAS OBRIGAÇÕES DA BENEFICIÁRIA


Cláusula 3ª. Obriga-se a BENEFICIÁRIA a freqüentar todas as aulas, assumindo a responsabilidade de justificar suas ausências observando um limite de (....)% de freqüência.

Cláusula 4ª. Caberá à BENEFICIÁRIA comprovar, à empresa INVESTIDORA, sua freqüência e seus rendimentos escolares sob pena, se não o fizer, de lhe ser cortado o benefício da bolsa por este instrumento concedida.

Cláusula 5ª. Em caso de desistência por parte da BENEFICIÁRIA do curso durante sua realização, somente poderá fazê-lo assumindo as mensalidades restantes.

DO PAGAMENTO


Cláusula 6ª. A BENEFICIÁRIA pagará à INVESTIDORA (.....)% sobre o preço das mensalidades exigidas pelo fornecedor do curso, tais pagamentos terão vencimentos no dia (....) de cada mês, assumindo a BENEFICIÁRIA os juros de (....)% em caso de atraso. Por outro lado assume a INVESTIDORA o compromisso de pagar o restante do valor das mensalidades configurando assim a bolsa cedida por este instrumento.


DO REEMBOLSO


Cláusula 7ª. Terá a BENEFICIÁRIA que reembolsar a empresa INVESTIDORA, caso deixe de freqüentar o curso objeto deste contrato, por sua livre vontade, pelos valores descontados através da bolsa concedida e por todos os gastos que a empresa INVESTIDORA dispendiou com a BENEFICIÁRIA na consecução do curso.

Cláusula 8ª. O benefício da bolsa decorre de ser a BENEFICIÁRIA funcionária da empresa INVESTIDORA. Caso venha a BENEFICIÁRIA a pedir conta pelo período de (....) anos deverá a mesma reembolsar a empresa INVESTIDORA de (....)% sobre o valor dos gastos empreendidos para proporcionar a bolsa à BENEFICIÁRIA.

Parágrafo único. Passado o período de (.... /..../.....) (colocar dia mês e ano) até (...../..../....) (colocar dia mês e ano), não receberá a INVESTIDORA nenhum ressarcimento se a BENEFICIÁRIA pedir conta.

Cláusula 9ª. A qualquer tempo, ocorrendo demissão por justa causa, a INVESTIDORA terá direito ao reembolso estabelecido na cláusula 8ª devidamente atualizados pelos juros legais e correção monetário.

DO FORO


Cláusula 10ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (.............);

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(Local, data e ano).

(Nome e assinatura da Beneficiária)

(Nome e assinatura do Representante legal da Investidora)

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1)

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 15:55

Fabiana, boa tarde !

Encontrei alguns modelos, segue link dos sites abaixo.

http://www.sitecontabil.com.br/modelos_contrato/0166.htm
http://pt.scribd.com/doc/68908078/CONTRATO-DE-CONCESSAO-DE-BOLSA-DE-ESTUDOS

Veja também este tópico no fórum
www.contabeis.com.br


Att,

Samara Silva


" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade