x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.714

Exposição a Agentes Nocivos (Técnico em Radiologia e Insalub

PRISCILA SILVA

Priscila Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 10:53

Olá!

Gostaria de saber se os técnicos em radiologia e os funcionários que recebem insalubridade (20% e 40% de acordo coma convenção) deverá ser informado no campo exposição a agentes nocivos? Pois na empresa em que trabalho as admissões eram feitas e em todas eram colocadas que os mesmos não são expostos. O q fazer ? Alguém poderia me ajudar pois é minha primeira experiencia na área da saúde...

Obrigada!

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 11:13

Priscila da Silva Pereira, bom dia!

Bom, esse cargo realmente fica exposto a agente nocivos, bom primeiramente deverá analisar os laudos do PPRA e PCMSO, lá além de identificar o agente também é mencionado alguns equipamentos para proteção do trabalho, também é mencionado os exames necessários e o período deles.

Quanto a não vir realizando os pagamentos, a correção é mediante a retroação, ou seja, é necessário que realize o pagamento desde quando eles realizam essa função, deverá também reenviar a GFIP, consequentemente o valor devido ao INSS deve aumentar.

Lembrando que, insalubridade diminui o tempo de contribuição para aposentadoria, neste caso a falta da GFIP poderá causar problemas aos funcionários quando realizarem o pedido de aposentadoria especial.

Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2 , Chefe Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 11:13

Bom Dia!


Verifique no PCMSO e no LTCAT da empresa. Se a empresa AINDA não tiver estes programas contrariando a legislação em vigor, contrate uma empresa de gestão de segurança no trabalho para implantá-lo.

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."
PRISCILA SILVA

Priscila Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 11:21

Bom dia,

Obg.
Mas assim o INSS estava sendo pago todo mês, só que o campo não estava sendo informado corretamente. então o que devo fazer é refazer todas as GFIPS anteriores e devido essa alteração irá gerar ônus pra empresa?

Essa informação no campo de exposição a agentes nocivos deverá ser feita para os técnicos e para os que recebem insalubridade?

Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2 , Chefe Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 11:53

Creio que sim, pois esta informação é muito relevante para a determinação do percentual do RAT e, além disto, por gerar aposentadoria especial, também trará ônus no que se referir à especialidade do caso...

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade