Boa Tarde!!!
1) A sede é em Porto Alegre mas temos escritórios pelo Brasil, todos sob o MESMO CNPJ. Sendo assim, todos os escritórios precisam estar relacionados no PPRA/PCMSO?
Na verdade cada escritório deve ter o seu próprio programa, pois eles são elaborados e implementados por cada estabelecimento da empresa. Se há vários estabelecimentos, haverão vários programas, tanto o PPRA quanto o PCMSO e o LTCAT, se necessário.
2) Tenho a informação que escritórios compartilhados (coworking) não é necessário ter PPRA/PCMSO, isto procede?
Uma de minhas funções é de consultoria em segurança do trabalho e não posso corroborar com esta informação. A NR determina que todo estabelecimento com funcionários deva ter o seu PPRA, o seu PCMSO e o seu LTCAT quando necessário.
A orientação que recebemos: obter medições de luminosidade e ruído de todos os escritórios (menos coworking) e repassar a empresa que faz o nosso PPRA/PCMSO, para que eles incluam essas medições no documento.
E fazer quantas cópias dos programas forem necessárias para cada um dos estabelecimentos???
Seria bastante oportuno mensurar, além da taxa de iluminância e o nível de ruídos, também a temperatura do ambiente. Estas três são de praxe.... Mas não são apenas estas as informações pertinentes aos programas.
Mas não se preocupe, esta é somente a minha opinião técnica.